A Operação Choque de Ordem nas Praias Verão 2011, realizada neste fim de semana por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, rebocou 122 veículos e multou 947 por estacionamento irregular no trecho da orla do Leme ao Recreio dos Bandeirantes. A fiscalização realizou um trabalho de orientação aos banhistas próximo ao espelho d`água evitando a prática de jogos de altinho e frescobol assim como a presença de animais naquele trecho da areia. Os fiscais conseguiram impedir: no Flamengo, 23 altinhos, 1 jogo de frescobol, 1 pipa e 5 cachorros na areia. Em Copacabana e no Leme, 108 altinhos, sete jogos de frescobol, uma pipa e 13 cachorros. No Leblon, 8 altinhos. Em Ipanema, foram 51 altinhos, 14 jogos de frescobol, uma pipa e 23 cachorros na areia.
Durante a fiscalização, 42 flanelinhas que atuavam em ruas de Copacabana e da Barra da Tijuca foram detidos e levados para a delegacia por agentes da operação Bacana da Seop. Treze deles atuavam na Av. Lúcio Costa e Érico Veríssimo, na Barra, e foram conduzidos para a 16ª DP (Barra). Os outros 29 flanelinhas, que atuavam na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nas ruas Barata Ribeiro, Gustavo Sampaio, em Copacabana, e na Djalma Urich, no Leblon, foram levados para a 12ª DP (Copacabana). Vinte e seis moradores de rua (10 menores), que estavam na Praia do Flamengo e na orla de Copacabana, foram acolhidos e encaminhados para abrigos da Prefeitura.
Um menor foi detido em flagrante quando furtava uma bicicleta na altura do posto 3 em Copacabana. Agentes também apreenderam 217 DVDs piratas na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e rua Figueiredo Magalhães. O responsável pela mercadoria foi preso e levado para a delegacia. Seis rodinhos que atuavam na Avenida Princesa Isabel tiveram o material aprendido. Todos foram encaminhados para a 12ª DP (Copacabana).
Agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam no trecho da areia entre Copacabana e Ipanema: 41 cadeiras com publicidade, 83 guarda-sóis com publicidade, 44 pedaços de cuscuz, 35 de bolo, 22 de cocada, 3 camisas, 6 carrinhos para transportar mercadorias e 3 churrasqueiras de queijo coalho.
– O trabalho de orientação de agentes da Seop e guardas municipais tem sido fundamental para que as pessoas tenham consciência de que praia lotada não combina com a prática de esportes próximo ao espelho d`água. A praia é de todos, e essa ação preventiva tem mostrado que respeitar as normas é positivo e garante um lazer tranquilo aos frequentadores do maior cartão postal do Rio – disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Fonte: Seop