Início Plantão Rio Choque de Ordem no Morro dos Macacos

Choque de Ordem no Morro dos Macacos

Uma operação Choque de Ordem realizada pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na manhã desta terça-feira, 18 de maio, demoliu 17 construções comerciais irregulares que ocupavam as calçadas na Rua Armando Albuquerque, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte. Durante a ação, responsáveis por outras 37 construções ilegais (32 comerciais e 5 residenciais) foram notificados pelos fiscais da Prefeitura para que desocupem o mais rápido possível o local. As famílias que ocupam os imóveis residenciais irregulares foram cadastradas por agentes da Integração Social da Seop, para que seja feita a futura remoção.

Em outra ação da Ordem Pública, realizada em março deste ano, os donos das construções irregulares demolidas hoje, (a maioria bares, oficinas mecânicas, farmácias, armarinhos e uma Lan house desativada), haviam sido notificados para que deixassem seus imóveis.

– O objetivo da operação realizada nesta terça-feira foi concluir o trabalho que iniciamos em março, quando notificamos os responsáveis pelas construções irregulares. A prática ilegal de ocupar o espaço público prejudicava inclusive os moradores da comunidade que se viam obrigados a andar pelo meio da rua, em alguns casos, empurrando carrinhos de bebês – afirmou Alex Costa, secretário da Ordem Pública.    

Participaram do Choque de Ordem no Morro dos Macacos 229 pessoas entre: agentes de Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações, da Integração Social da Seop, da Secretaria Municipal de Conservação, garis da Comlurb, Defesa Civil, funcionários da Light , da Cedae e guardas municipais, que contaram com o apoio de policiais militares que ocuparam a região. Durante o trabalho de demolição, foram utilizadas uma retro-escavadeira, uma pá-mecânica e três caminhões da Comlurb.

Fonte: Seop