Início Plantão Rio `Choque de Ordem nos Bairros` chega a Madureira

`Choque de Ordem nos Bairros` chega a Madureira

A Secretaria Especial da Ordem (Seop) realiza nesta terça-feira (13/10) em Madureira nova etapa do `Choque de Ordem nos Bairros`. Até agora a fiscalização notificou oito estabelecimentos comerciais (dois por falta de alvará e seis por exposição irregular de mercadoria), advertiu 10, a maioria para desocupação de calçadas, e multou dois (um por falta de alvará e outro por ocupação irregular das calçadas). Quatro estabelecimentos foram intimados a apresentar alvará de funcionamento.

Durante a operação, o secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, se encontrou com lideranças dos 110 barraqueiros que trabalham na Rua Soares Caldeira, conhecido como Beco da Miséria, e confirmou para os próximos dias a criação, na mesma rua, de um mercado popular em área já desapropriada pela Prefeitura. A feira terá capacidade para 200 ambulantes devidamente cadastrados.

A operação começou por volta das 8h30 desta terça-feira, dia 13, e seguiu pela Avenida Ministro Edgar Romero, Estrada do Portela e adjacências. Dentre os estabelecimentos comerciais flagrados praticando irregularidades estavam: uma loja que comercializava ouro sem alvará para exercer tal atividade; a Ricardo Eletro, com excesso de ruído; a Mega Lar, que ocupava a calçada com um carrinho para descarga de produtos que foram apreendidos durante a operação. A lanchonete do Bazar Amigão foi multada pela Vigilância Sanitária por ter sido flagrada com 15 quilos de proteína de soja fora da validade; o Comércio de Doces Sun Rio Ltda foi autuado por desorganização geral no encaixotamento dos produtos.

O açougue Relusial Carnes e Alimentos Ltda, próximo ao Mercadão de Madureira, também foi autuada após os fiscais encontrarem 30 quilos de carne imprópria para o consumo e que foram inutilizadas.

A fiscalização também notificou o responsável pela casa de show Coração de Mãe por falta de alvará. O restaurante que funcionava no local já havia sido interditado e estava fechado no momento da blitz.

Agentes de Controle Urbano também apreenderam: 450 potes de plástico, uma carroça de pipoca, um botijão de gás, 46 garrafas de água, 22 de refrigerantes, 40 quilos de bananas, 13 placas, 3 cavaletes e uma lona com publicidade irregular. Dez reboques estão sendo utilizados durante o Choque de Ordem.

– O objetivo da ação que começou hoje em Madureira é corrigir as irregularidades que afligem o bairro. Mesas e cadeiras que ocupam as calçadas, publicidade em fachadas, estacionamento e transporte irregular são os problemas a serem atacados – afirmou o secretário Rodrigo Bethlem.

A ação da Seop mobiliza mais de 100 fiscais e conta com o apoio de outros setores da Prefeitura, como Vigilância Sanitária.

 

Fonte: Seop