A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) deflagrou na noite de sexta-feira (28 de agosto), uma grande operação Choque de Ordem para reprimir a ação de flanelinhas que atuam nas ruas da Zona Sul. Durante a ação, 18 flanelinhas foram detidos e conduzidos para a delegacia. Dois deles já tinham antecedentes criminais por tráfico de drogas. A ação, que teve início às 22h, percorreu os pontos de maior concentração de flanelinhas nos bairros da Gávea, Leblon, Lagoa e Ipanema.
O primeiro alvo da fiscalização foi a Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea, onde foram detidas cinco pessoas flanelando. Todas foram conduzidas para a 15ª DP (Gávea). Após serem sarqueadas, ficou constatado que duas delas já tinham antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes (art. 12 do Código Penal). Na Rua Conde de Bernadote, no Leblon, outros 10 flanelinhas flagrados trabalhando foram levados para a 14ª DP (Leblon). Uma garrafa com cola de sapato, utilizada por um dos detidos, foi apreendida pelos fiscais. Na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, um flanelinha foi detido na altura do n° 1244. Na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, dois flanelinhas foram detidos e levados para a 13ª DP (Ipanema). Alguns flanelinhas fugiram quando perceberam a chegada dos agentes. A maioria dos flanelinhas detidos durante a blitz não portava documentos. Clientes que estavam nos bares próximos de onde as ações ocorreram deram apoio ao trabalho dos fiscais da Seop.
Cerca de 30 pessoas participaram do Choque de Ordem de repressão aos flanelinhas: agentes da Seop, da Subsecretaria de Operações (Subop), equipe Bacana e guardas municipais, que contaram com o apoio de policiais militares do 23ª BPM (Leblon).
Fonte: Seop