Início Plantão Rio Choque de Ordem sobe o Morro dos Macacos

Choque de Ordem sobe o Morro dos Macacos

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) está realizando uma operação Choque de Ordem de demolição no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte. Desde as 10h, as equipes estão no local demolindo as 37 construções devidamente notificadas há cerca de 15 dias durante a mesma ação.

Das 37 construções, cinco eram residências e o restante divide-se entre bares e garagens. Dentre os que moravam no local, duas pessoas aceitaram ir para um abrigo da Prefeitura, as outras foram levadas para casas de parentes que moram próximo.

A operação ocorre na Rua Armando Albuquerque, via de entrada para o morro, e toda a sua calçada do lado esquerdo estava tomada por estas construções forçando os transeuntes a usarem a rua como passagem. No dia 18 de maio deste ano a mesma ação foi deflagrada na mesma localidade e 17 construções irregulares foram demolidas e as 37 de hoje, notificadas.

"Estas operações servem para, aos poucos, devolver a ordem ao local e também a calçada aos moradores, que se viam obrigados a trafegar pelo meio da rua diariamente. A ocupação do espaço público é ilegal e estamos cada vez mais combatendo esta prática", afirma o Secretário da Ordem Pública Alex Costa.

Participaram do Choque de Ordem no Morro dos Macacos 150 pessoas entre: agentes de Controle Urbano, da Subsecretaria de Operações, da Integração Social da Seop, da Secretaria Municipal de Conservação, garis da Comlurb, Defesa Civil, funcionários da Light , da Cedae e guardas municipais, que contaram com o apoio de policiais militares que ocuparam a região durante a ação. No trabalho de demolição, foram utilizadas uma retro-escavadeira, uma pá-mecânica e três caminhões da Comlurb.

Fonte: Seop