Início Plantão Rio Choque de ordem volta às aulas

Choque de ordem volta às aulas

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio e da Guarda Municipal (GM-Rio), começa, nesta segunda-feira (05/08), a Operação Volta às Aulas, que tem por objetivo ordenar o trânsito no embarque e desembarque dos estudantes em frente às redes de ensino, além de fiscalizar a documentação obrigatória e o estado de conservação dos veículos escolares. A fiscalização é realizada em diversos pontos da cidade.

 

 

Para sensibilizar a população quanto ao comportamento seguro no trânsito, uma equipe de atores fantasiados estará, nesta segunda-feira, em frente ao Colégio Pedro II, na Rua São Francisco Xavier 204, Tijuca, para, por meio de ações lúdicas e irreverentes, realizar as atividades junto aos motoristas, estudantes e pedestres. Entre as ações propostas estão encenações teatrais, mímicas e mensagens educativas. A campanha educativa continua ao longo da semana, percorrendo outras instituições de ensino.

 

 

A Operação Volta às Aulas foi realizada, pela primeira vez, no início do ano letivo de 2013, após estudo da prefeitura mapear 40 instituições de ensino que geram grandes retenções no trânsito dos bairros onde estão localizadas. Vale lembrar que não é permitido parar em fila dupla em frente às escolas. Os motoristas que não respeitarem as exigências estarão sujeitos às penalidades determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

 

 

Além do ordenamento do trânsito, durante a fiscalização, são observados itens como cinto de segurança, extintores de incêndio, condições dos pneus e lataria, parte elétrica, aspecto de limpeza e documentação obrigatória. Caso sejam identificadas irregularidades, os proprietários podem ser multados e ter seus veículos lacrados até que a situação seja regularizada. A SMTR alerta aos pais e responsáveis pelos alunos que contratem apenas o transporte escolar regulamentado pela prefeitura.

 

PREFEITURA DO RIO