As comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu continuam ligando para o Disque Denúncia para ajudar as polícias civil e militar a encontrar bandidos, depósitos de armas e drogas escondidas na área. De 1º de novembro até as 11h desta quarta-feira (16/11), o Disque-Denúncia já totalizou 804 ligações especificamente sobre Rocinha e Vidigal, trinta vezes mais do que a quantidade de ligações recebidas no mesmo período em 2010.
Na terça-feira (15/11), o Disque-Denúncia registrou 88 ligações relacionadas às três comunidades – uma média de quase 4 ligações por hora, ou uma a cada 15 minutos. Hoje, quarta-feira, até às 11h, o serviço já havia recebido 43 ligações, mantendo a mesma média de 4 ligações por hora.
Nos primeiros dois dias da Operação Choque de Paz (domingo e segunda-feira), o Disque-Denúncia já havia recebido 308 ligações sobre Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu – muito acima da média de 3 a 4 ligações diárias sobre aquelas comunidades.
As ligações para o Disque-Denúncia não são a única forma de a comunidade denunciar os esconderijos dos traficantes. Por exemplo, na manhã desta quarta-feira, policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da PM apreenderam mais de 10 kg de maconha na Rocinha, graças a uma carta anônima. A droga foi encontrada no alto do morro, onde também foram apreendidos uma pistola, duas granadas, 360 papelotes de cocaína, dois rojões e três porta-carregadores.
Fonte: Governo do Rio