Início Plantão Rio Choque sacode da Zona Sul à Baixada

Choque sacode da Zona Sul à Baixada

Um homem foi detido e levado para a 10ª DP (Botafogo) por agentes da "Operação Lei Seca" no bairro do Humaitá, na Zona Sul da capital, na madrugada de ontem. Com um efetivo de 100 homens, entre policiais militares, civis e da Polícia Rodoviária Federal, foram abordados 40 veículos em Nova Iguaçu, aplicadas 15 multas, quatro carros foram rebocados e sete carteiras de habilitação recolhidas.
Além de bairros das Zonas Sul e Oeste (na Avenida das Américas, Barra da Tijuca), foram feitas operações também em Niterói e na Baixada Fluminense (em Duque de Caxias e em Nova Iguaçu).
Na madrugada de sexta para sábado, um homem e uma mulher já haviam sido detidos e levados para a 37ª DP (Ilha do Governador), na operação na Avenida Brasil. Os dois motoristas – flagrados depois de terem ingerido mais de 0,30 mg de álcool – tiveram seus veículos apreendidos e habilitações recolhidas.
A operação de sexta foi feita por seis equipes formadas por 120 agentes da polícia civil, militar e da Polícia Rodoviária Federal. Na manhã de sábado 870 veículos haviam sido abordados, 57 carteiras de habilitação recolhidas, 54 carros rebocadas e 132 multas foram aplicadas. Os policiais realizaram o teste do bafômetro em 827 motoristas, 43 pessoas se recusaram a fazê-lo.
As equipes da operação aproveitaram para realizar uma campanha de conscientização com o auxílio de fiscais da Secretaria de Governo, estudantes de medicina e cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito causados pela mistura de álcool e direção.
Na primeira grande operação, realizada dentro desses mesmos moldes também na Avenida Brasil, em 5 de junho deste ano, 1069 motoristas foram abordados, 115 carteiras de habilitação foram apreendidas, sendo 34 por embriaguez. A operação ainda rebocou 82 veículos.
Desde o início das operações, em 19 de março, mais de 25 mil motoristas foram abordados e quase três mil carteiras de habilitação apreendidas.
Segundo o subsecretário de Estado de Governo da Capital e coordenador da "Operação Lei Seca", Carlos Alberto Lopes, a Avenida Brasil é considerada uma das mais movimentadas vias do Rio, além de apresentar altos índices de acidentes. Para Lopes, não adianta fazer operações esporádicas.
— Essa campanha tem dois focos: um é o educacional, o outro o fiscalização Estamos no caminho certo e a população está entendendo.
Fonte: Governo do Estado