O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, solicitou nesta segunda-feira (30/11) uma reunião do Comitê de Orla, presidido pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, com a participação de técnicos do Inea, da Prefeitura do Rio, da Cedae e de representantes dos barraqueiros. O objetivo é discutir a adequação de uso dos chuveirinhos nas areias das praias e garantir tranquilidade aos banhistas no próximo verão.
Com relação às atuais condições de qualidade, Firmino lembrou que o Inea recentemente realizou uma campanha de amostragem das águas dos chuveiros. Os testes não indicaram contaminação em níveis superiores ao tolerável para contato primário (banho). O presidente do Inea determinou a realização de novos testes e, ainda, um levantamento sobre os pontos de captação que não estão regularizados, para que a informação seja transmitida ao Comitê de Orla.
– Atualmente, o uso da água de poços artesianos é outorgado para refrescar as quadras de vôlei, mas, com o calor, as pessoas acabam usando para o banho. Os chuveirinhos já estão incorporados aos hábitos dos banhistas. A ideia é que o Comitê de Orla, juntamente com o Inea, a Prefeitura e a Cedae, avaliem as condições e busquem a legalidade e qualidade do sistema de chuveirinhos na orla carioca – considerou Firmino.
Fonte: Inea