Início Plantão Brasil Ciclismo é prioridade do COB

Ciclismo é prioridade do COB

Ainda em Copenhague, poucas horas depois do histórico anúncio do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deu a boa nova: vai priorizar as modalidades que distribuem mais medalhas, entre elas o ciclismo. A notícia chega justamente num momento em que a cultura da bicicleta ganha cada vez mais força na cidade e no Estado do Rio graças aos projetos do Pré-Tour e do Tour do Rio.  

Idealizado pela diretora da Conexão, Maria Luisa Jucá, o Pré-Tour consiste numa série de eventos esportivos, culturais e socioambientais que giram em torno do ciclismo e vai culminar em 2010 com o Tour do Rio, uma supercompetição ciclística por todo o Estado, nos moldes do tradicional Tour de France. No projeto, que começará dia 7 de novembro, abrindo o Viradão Esportivo, será feito um ‘treinão’, de 20Km, às 9h, entre o Leblon e o Arpoador, para atletas de alto nível, que abrirá oficialmente as clínicas de ciclismo que acontecerão, a partir do dia 10, em quatro pontos da capital (Praia da Barra, Horto, Lagoa e Praia do Leblon) e nos municípios do estado por onde passará o Tour do Rio, entre eles Angra dos Reis, Volta Redonda e Petrópolis, dentre outros. Os atletas que participam do ‘treinão’ sairão da Barra às 7h em percurso que passa pela Av. Niemeyer até o Leblon, onde começa o treino, às 9h.  

Direcionadas para todos os níveis de ciclistas, dos iniciantes aos de alto rendimento, as clínicas vêm ao encontro do principal objetivo do COB para os Jogos do Rio de 2016: formar novos talentos.  

“As clínicas são mais uma iniciativa inédita dentro de um projeto de incentivo ao ciclismo construído há dois anos e meio, em parceria com o governo do Estado, prefeitura e Ministério do Esporte. Agora com os Jogos no Rio, o ambiente é ainda mais propício para se criar a cultura do ciclismo no Estado do Rio de Janeiro”, afirma Luisa Jucá.

 

Monitoradas pelos mais conceituados atletas e professores de ciclismo do país, as clínicas pretendem oferecer não só treinamento para os atletas que vão disputar o Tour do Rio, mas também lazer, hábitos saudáveis e consciência ambiental. Também haverá aulas voltadas para deficientes físicos, tanto com o objetivo de inclusão social quanto esportivo. Afinal, o Rio também vai sediar os Jogos Paraolímpicos de 2016. A Conexão, aliás, foi a primeira empresa privada a aderir à Campanha da Acessibilidade do Governo Federal.

 

 “A grande sacada destas clínicas é que vamos dar um atendimento individualizado aos ciclistas, mas eles estarão todos juntos, motivando uns aos outros”, afirma Dani Genovesi, professora da clínica e primeira latino-americana campeã do Race Across America (RAAM), a mais importante maratona ciclística dos EUA.

 

O trabalho de Dani é a maior prova da diversidade das clínicas. Ela vai orientar atletas de alto rendimento e também se dedicar a outro projeto da Conexão voltado para o ciclismo. Batizado de “Adeus, rodinhas”, ele funcionará no Parque dos Patins, na Lagoa. Estão convidadas crianças a partir de quatro anos e também aqueles adultos que nunca tiveram a chance de aprender a pedalar.

 

 “Hoje as crianças têm menos oportunidade de ir para a rua aprender a andar de bicicleta.Vamos formar uma nova geração de ciclistas”, entusiasma-se Luisa Jucá.

 

"As clínicas e esses outros eventos ajudam não só a dar mais qualidade de vida aos seus participantes como também a revelar novos talentos no esporte na capital e no interior do Estado do Rio", completa a supervisora esportiva da Conexão, Rita Almeida.

 

Coordenador de uma das mais prestigiadas equipes de ciclismo da cidade, o mestre Walter Tuche será outro profissional do esporte que vai emprestar sua experiência de mais de dez anos trabalhando com ciclistas. Eles vão ajudar a revelar, quem sabe, futuros atletas olímpicos.

 

"Será um projeto muito interessante para a cidade. Ciclismo é saúde e esporte de competição", resume o Walter.

 

Através das clínicas, o Pré-Tour cria mais condições para formar não só atletas, mas também cidadãos que usam a bicicleta para se locomover. É uma atitude saudável e ecologicamente correta, além de ir ao encontro de uma nova política de transporte alternativo da Prefeitura e do Governo do Estado. Tanto na capital como nas cidades do interior por onde passará o Tour do Rio, a Conexão está desenvolvendo ações de educação no trânsito para que ciclistas e motoristas convivam pacificamente e com segurança. Também serão exibidos filmes ao ar livre e desenvolvidos workshops e seminários sobre ciclismo. Por fim, será lançado o primeiro Guia Duas Rodas do Estado do Rio, com informações para ciclistas amadores e de alto rendimento.

 

 “O Pré-Tour e o Tour do Rio vão deixar um legado esportivo, cultural e ambiental para o Estado e, futuramente, para o Brasil. Queremos menos carros e mais bicicletas nas ruas”, resume Luisa Jucá.

 

Colaboradora da Conexão, a medalhista olímpica Adriana Behar, do vôlei de praia, está empolgada com o Pré-Tour. Ela voltou impressionada de Copenhague, onde acompanhou a eleição do Rio como sede dos Jogos de 2016.

 

 “Copenhague é a cidade das bicicletas e lá existe uma política pública e uma legislação voltada para os ciclistas. O Rio tem todas as condições de fazer o mesmo e ainda revelar grandes talentos para as Olimpíadas”, afirma Adriana.

 

O Pré-Tour também está ajudando a desenvolver a indústria do ciclismo e a movimentar a economia do estado com a compra e venda de produtos ligados ao esporte. Não é à toa que o Tour do Rio ganhou o nome de “Volta do Desenvolvimento” e que conta com forte apoio do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, além do Presidente do COB e Presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman:

 

“Vejo com muita simpatia a proposta de fazer da bicicleta um meio de transporte alternativo e complementar no Rio de Janeiro. Durante a escolha do Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, observamos em Copenhague a grande influência da bicicleta no dia-a-dia da população. E isso acontece em outras cidades da Europa, como Amsterdã, Barcelona e Oslo, entre outras. Propostas como essa ajudam a relacionar o esporte com outras ações vitais para a sociedade, como sustentabilidade e meio ambiente. Além disso, a realização de clínicas em todo o Estado do Rio ampliará as possibilidades para o surgimento de novos atletas. O Tour do Rio, em 2010, será o coroamento dessa grande campanha em torno do desenvolvimento do ciclismo no Estado do Rio de Janeiro.”, diz Nuzman

 

  “ O Rio de Janeiro sempre foi a casa dos grandes eventos. Com muita competência, a cidade há décadas realiza festas magníficas que chegam a reunir, em harmonia, milhões de pessoas. Prova disso é o Réveillon, o Carnaval, são os shows gratuitos ao ar livre e os Jogos Pan-americanos de 2007.

 

Agora, é exatamente da área esportiva que vêm as nossas maiores alegrias e também os nossos principais desafios para o futuro próximo. Teremos aqui os Jogos Mundiais Militares em 2011, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. E é nesse ambiente extraordinário – de crescimento garantido – que vamos receber o Tour do Rio, evento de ciclismo que vai inserir o Rio e o Brasil nos circuitos mundiais da categoria.

 

Outro aspecto fantástico é que o Tour do Rio não ficará apenas na capital. Passará por estradas, praias e montanhas de diversas regiões do nosso estado. E será mais do que uma competição esportiva, porque terá atividades paralelas que vão estimular a prática do ciclismo amador e criar o hábito do uso da bicicleta. Por tudo isso, é com grande satisfação que o nosso governo apóia e dá as boas-vindas a mais essa grande celebração esportiva internacional”, afirma o governador do Estado, Sérgio Cabral

 

"A Cidade Maravilhosa recebe de braços abertos ciclistas do mundo inteiro para o Tour do Rio. Como prefeito e carioca, é uma alegria ver a nossa cidade inserida nos circuitos internacionais de ciclismo. Sobretudo agora que adotei a bicicleta como a minha mais nova companheira no caminho de casa para o trabalho.

 

Com todas suas belezas naturais, suas vistas fantásticas e um clima que inspira moradores e visitantes a saírem de casa, o Rio não poderia mesmo ficar de fora. Em que outro lugar do mundo é possível reunir numa mesma paisagem montanha, praia, floresta e tantos moradores apaixonados por esportes?

 

Quem conhece o Rio sabe que a cidade transpira alegria, energia, vida saudável. Agora, mais do que nunca, já que será olímpica. Além das Olimpíadas de 2016, temos ainda os Jogos Militares em 2011, a Copa do Mundo em 2014 e muitos outros eventos esportivos que vêm se transformando em mais uma marca registrada do Rio. E que venham mais! Todos serão recebidos com o calor típico dos cariocas que faz daqui o lugar mais charmoso do planeta.

 

Quem vier pedalar por nossas ruas vai, com certeza, concordar comigo e se apaixonar.", completa o prefeito Eduardo Paes.

 

O discurso é reforçado pela Secretária Estadual de Turismo, Esporte e lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins:

 

 “Poucos são os esportes que conciliam a prática da atividade física com a possibilidade de aproveitar belas paisagens e a natureza. O ciclismo está entre eles. Pedalar é um exercício que traz grandes benefícios para a saúde – até dentro de academias de ginástica isto é possível de fazer. E este ganho é ainda maior quando o praticante desfruta da diversidade do circuito e da beleza em seu entorno. Pedalar também é uma excelente alternativa de transporte, nesse momento em que a preservação do meio ambiente é discutida em todos os fóruns e valorizada em qualquer situação.

 

Por isso, o Estado do Rio de Janeiro é um dos melhores palcos para receber o Tour do Rio. Além dos muitos municípios, com praias, montanhas, rios e mares, temos aqui a porta de entrada do turismo nacional, a cidade mais feliz do mundo, também conhecida como Cidade Maravilhosa. Sede da Olimpíada de 2016, o Rio, recentemente, recebeu golfistas, iatistas, corredores, atletas de várias modalidades olímpicas e de todas as nacionalidades.

Agora, ciclistas, chegou a vez de vocês. O Rio tem orgulho de abrigar mais esta competição e passar a fazer parte do calendário mundial de Ciclismo. Com certeza o Tour do Rio vai dar pedal”.

 

Outros importantes parceiros da Conexão no Pré-Tour são a Bradesco Seguros e a Light. Esta última patrocinou em setembro a Copa Light de Ciclismo.

 

“Da capital ao interior, as estradas que levarão nossos atletas de bicicleta são as mesmas que levam as oportunidades, o desenvolvimento e o progresso. Ao realizar o Tour do Rio, abrimos passagem para que grandes atletas possam superar seus próprios tempos. E o Estado do Rio mais uma vez coloca à prova sua capacidade de sediar grandes eventos esportivos”, afirma o diretor-presidente da Light, José Luiz Alquéres.

 

 

SÁBADO 07/11 – TREINÃO ABERTURA CLÍNICAS DE CICLISMO TOUR DO RIO

 

9h  – Treinão de 20 Km, girando entre Leblon e Arpoador.

 

9h45h – Final do treino com o café da manhã para os atletas.

 

 

DOMINGO 08/11 – ADEUS RODINHAS

 

9h – Adeus Rodinhas – Parque dos Patins – Lagoa Rodrigo de Freitas

 

 

HORÁRIOS DAS CLÍNICAS

 

1)     Leblon  – Ponto de encontro – em frente à Av. Henrique Dumont 

       5h às 6h15 –  terças e quintas –  Intermediários e avançados.

             5h às 6h15 – quartas e sextas – Iniciantes.

                                                                                                                    

 

2)     Barra – Ponto de encontro – Em frente à Academia da Praia, Av. Érico Veríssimo, 400

  5h30 às 7h15  – quartas e sextas – Todos os níveis

 

 

3)     Vista Chinesa – Ponto de encontro – Rua Pacheco Leão, na altura da padaria Século XX.

6h às 10h – terças e quintas – Todos os níveis

 

4)     Lagoa – Ponto de encontro – Parque dos Patins

Terças e quintas –  15h30 às 16h30 –  "Adeus rodinhas" 

Fonte: COB