Pioneiro em oferecer aos candidatos portadores de deficiência primeira habilitação gratuita na categoria B, para automóveis de passeio, o Detran-RJ já contribuiu para que 1.748 pessoas de baixa renda adquirissem o direito de dirigir. O projeto Cidadania sobre Rodas existe desde 2008 e já serviu de inspiração para outros estados. Geralmente, são oferecidas 40 vagas por vez, e a procura é sempre grande.
A última turma abriu dia 17 de abril e, nove dias depois, já estava quase lotada, com 32 inscrições. Quem não conseguiu se matricular desta vez, há a expectativa de uma nova oportunidade em agosto. As aulas práticas acontecem no Centro de Treinamento e Reciclagem de Motoristas.
Atualmente, todos os Centros de Formação de Condutores que possuem mais de dez veículos em sua frota são obrigados a terem um carro adaptado e a prestarem esse serviço. De toda forma, a inciativa do Detran reforça o que o Conselho Nacional de Trânsito já vem dando atenção, através da lei: garantir a mobilidade dessa parcela da população. Hoje, o número total de pessoas com deficiência que possuem Carteira Nacional de Habilitação no estado é de mais de 312 mil.
– Atender da melhor forma possível as pessoas com necessidades especiais é uma obrigação do serviço público. O Detran vem fazendo a sua parte, e o Cidadania sobre Rodas é uma prova do quanto podemos facilitar a vida de quem já sofre com o preconceito diariamente – disse o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.
O Centro de Treinamento e Reciclagem fica na Avenida Brasil, 23.800, em Guadalupe, na Zona Norte do Rio.