Início Plantão Barra Cidade de Deus recebe o programa Território da Paz

Cidade de Deus recebe o programa Território da Paz

O prefeito Eduardo Paes e o ministro da Justiça, Tarso Genro, lançaram nesta segunda-feira, dia 14/12, na Cidade de Deus (Jacarepaguá), o primeiro programa "Território de Paz" do Rio de Janeiro. O projeto é um dos contemplados pelo convênio do município com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e visa implantar ações socioculturais e de cidadania nas comunidades. Do total de R$ 100 milhões do programa, a Cidade de Deus será beneficiada com R$ 22 milhões em investimentos. Durante o evento foram assinados convênios e cooperações técnicas entre as três esferas de governo.

No lançamento, foram apresentados os 19 projetos de prevenção e enfrentamento à violência que serão desenvolvidos na região. Dentre eles estão as ações municipais Cinema na Praça, Prevenção à Dependência Química, Carioca Digital e Empresa Bacana. – iniciativas relacionadas às secretarias municipais de Cultura, Prevenção à Dependência Química, Ciência e Tecnologia e ao Instituto Pereira Passos.

A população terá acesso a exibições públicas de cinema, organizadas por jovens que serão capacitados em oficinas de formação. Também serão instalados núcleos de prevenção ao uso de drogas, que formarão multiplicadores em prevenção, além de oferecerem serviços itinerantes de informação, com atendimento realizado por psicólogos e assistentes sociais. Haverá ainda implantação de Centros de Acesso a Tecnologias para a Inclusão Social e o fortalecimento dos empreendedores locais através da formalização, capacitação e acesso a serviços e ao mercado de trabalho.

Para o prefeito Eduardo Paes, os esforços dos governos nas ações preventivas são fundamentais para evitar que os jovens tenham como alternativa a criminalidade:

– A gente sabe que a Cidade de Deus tem sido, ao longo da história, sinônimo de violência, desigualdade e ausência do poder público. Mas essa realidade começou a ser modificada com a implantação da Polícia Pacificadora. E nós estamos aqui hoje trazendo justiça e cidadania para as pessoas, com essas ações preventivas e variadas, que vão trazer muitos benefícios e melhorias para essa região.

A Prefeitura do Rio também será responsável pelos projetos de Videomonitoramento, com a instalação de câmeras de vigilância pela cidade; Mulheres da Paz, com a capacitação de 300 mulheres da comunidade elecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social para prevenir os conflitos locais e afastar os jovens da criminalidade; Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), que consiste em curso de formação voltado para 400 jovens de 15 a 24 anos, moradores de rua ou expostos à violência doméstica e urbana, estimulando-os a participarem de projetos educacionais, culturais e esportivos; Reservista Cidadão, que vai promover a qualificação profissional de jovens de 19 a 24 anos em diversas áreas, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego; e Espaço Urbano Seguro, que prevê a construção, reforma e revitalização de 21 praças e espaços públicos daquela região, através da Secretaria Municipal de Habitação.

A Cidade de Deus receberá ainda os projetos Bolsa Formação, Policiamento Comunitário, postos de polícia comunitária, Gabinete de Gestão Integrada, Projeto Esporte e Lazer na Cidade, Praça da Juventude, Programa Estratégia Saúde da Família, Rio Economia Solidária, Pontos de Leitura e de Cultura.
De acordo com o ministro Tarso Genro, a questão da segurança pública é fundamental para a transformação da cidade.

– É de extrema importância vincular as ações preventivas da Prefeitura com as ações da Polícia Pacificadora porque esses programas integram a juventude a uma perspectiva de futuro, longe do crime e das drogas. E, a partir de hoje, a Cidade de Deus será uma "Cidade de Paz" – afirmou o ministro, ressaltando a importância de alguns desses projetos, principalmente para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de promover a qualidade de vida, a segurança e a convivência pacífica, o prefeito Eduardo Paes anunciou ainda algumas melhorias pelas quais passará a comunidade nos próximos meses.

– Já temos aqui Escolas do Amanhã, já inauguramos creches e vamos construir outras. Mas já em 2010 vamos trocar toda a iluminação da Cidade de Deus e inaugurar uma UPA, para atendimento de saúde com dignidade a toda população – disse o prefeito.

Após a cerimônia, houve a apresentação do grupo musical Vozes da Cidade de Deus e a abertura de diversos estandes de informações sobre os 19 projetos do Território da Paz que serão implantados naquela comunidade.

Participaram do evento autoridades municipais, estaduais e federais, representantesdo Pronasci, e o rapper Mv Bill, além de convidados e moradores da região.

 

Fonte: Prefeitura do Rio