Início Destaque Cidade do Rio de Janeiro ganha sua primeira Fábrica de Árvores

Cidade do Rio de Janeiro ganha sua primeira Fábrica de Árvores

A Prefeitura do Rio lançou na terça-feira, dia 8 de junho, a primeira Fábrica de Árvores do município. A iniciativa da Fundação Parques e Jardins (FPJ) e da Secretaria de Meio Ambiente é resultado de uma parceria com a empresa Farm para a construção dos primeiros viveiros destinados à produção de árvores urbanas na cidade. O projeto atende às diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU Rio). Pela primeira vez, o Rio vai produzir suas próprias mudas de alta qualidade para plantios urbanos em parques, praças e logradouros públicos.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes elogiou a parceria com a iniciativa privada, ressaltando que o projeto será um sucesso, com a cidade mais verde e mais bonita.

– Precisamos marcar que a força econômica dessa cidade tem a ver com essa nova economia, com design, moda, economia criativa e com sustentabilidade. Essa é a marca do Rio. A gente precisa de projetos que são abraçados pela população, como este, que já nasce com uma superparceria. Uma rua arborizada faz toda a diferença – declarou Paes.

Vários viveiros serão construídos dentro de uma área de cerca e 15 mil m², pertencente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. O projeto da Fábrica de Árvores foi desenvolvido a partir do conceito de economia circular, que prevê um ciclo ecológico em que novas mudas são produzidas e alimentadas a partir do material orgânico proveniente das podas realizadas na cidade.

– O Rio importava árvores de Belo Horizonte e São Paulo. Agora, vamos produzir e ter autossuficiência. Além disso, a cidade abriga duas grandes florestas urbanas e tem 22% da superfície total inteiramente tomada por florestas. Este patrimônio nos dá esperança para o futuro. Mas é preciso ir além: garantir árvores em ruas e praças. As gerações cariocas presentes e futuras merecem árvores para chamarem de suas – afirmou Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente da Cidade.

A capacidade total de produção da Fábrica de Árvores será de mais de 10 mil mudas por ano. Desse total, 3.400 mudas serão produzidas no espaço que será construído em uma área de 5.750m². Outras 8 mil mudas serão produzidas em outra área de 8.725m², que receberá investimentos da Secretaria de Meio Ambiente.

– A Fábrica de Árvores vai ser um instrumento transformador da arborização urbana do Rio. A partir de agora a cidade vai ter condições de produzir suas próprias mudas de alta qualidade. É uma iniciativa impulsionadora dessa revolução verde que estamos propondo, e que vai nos auxiliar a reduzir, ainda mais, a desigualdade de acesso aos recursos ambientais da cidade – destacou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.

De acordo com o cronograma do projeto, a obra da Fábrica de Árvores levará cerca de nove meses para ser concluída, com o plantio das primeiras 10 mil árvores urbanas previsto para o início de 2023.

– Há muito tempo, a gente vinha buscando um presente para a cidade. A gente fez, nos 450 anos, os guarda-sóis da praia e agora entendemos que o novo guarda-sol são as árvores – disse Taciana Abreu, head de marketing e sustentabilidade da Farm.

Economia circular

O processo cíclico da Fábrica de Árvores, que se inicia e termina dentro do próprio equipamento, é uma proposta inovadora na cidade. De acordo com a equipe técnica da FPJ, o horto da Fábrica de Árvores se diferencia dos demais da cidade, pois todo o ciclo de vida da planta foi considerado durante a elaboração do projeto.

O ciclo vai funcionar da seguinte forma: os resíduos provenientes das podas das árvores da cidade, que antes eram descartados, serão encaminhados à Fábrica de Árvores para serem triturados e processados até virarem um composto orgânico. Esse material orgânico, rico em nutrientes (adubo), irá alimentar e auxiliar no desenvolvimento das novas mudas.

Mudas de alta qualidade

Uma das maiores necessidades apontadas pelo Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU Rio) é a produção de mudas urbanas de alta qualidade, que permitem melhores resultados na arborização das ruas, praças e parques. As mudas de alta qualidade apresentam um potencial muito maior de desenvolvimento pelo porte adequado, saúde e vigor.

A grande maioria das mudas produzidas na Fábrica de Árvores será destinada a plantios nas zonas Norte e Oeste do Rio, que são as regiões que apresentam os menores índices arbóreos da cidade e que sofrem os efeitos das ilhas de calor.

Arborização urbana

Termo usado para definir a distribuição de árvores em praças, parques, canteiros e logradouros públicos, a arborização urbana contribui para as cidades trazendo beleza, conforto e até mesmo saúde para seus moradores. Auxilia no bem-estar da população, ajudando tanto na saúde física como mental. Problemas como a falta de espaço nas ruas, fiações elétricas e solo inadequado são os maiores desafios enfrentados nesse processo.

De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Rio é a 9ª cidade mais arborizada do Brasil. Em primeiro lugar está Goiânia, com 89,5% de área verde, seguida por Campinas (88,4%), Belo Horizonte (83%), Porto Alegre (82,9%), Curitiba (76,4%), São Paulo (75,4%), Fortaleza (75,2%), Guarulhos (72,4%), Rio de Janeiro (72,2%) e Recife (60,8%).

De acordo com Plano Diretor de Arborização Urbana, as espécies mais plantadas na cidade do Rio, por suas características de porte, arquitetura da copa, diâmetro, tempo de crescimento e frutos produzidos são: escumilha, sibipiruna, ipê-rosa, oiti, ipê-amarelo, aldrago, aroeira, ipê-branco, pau-ferro e pau-brasil.