Está prevista para março a instalação do conselho O Rio e as Olimpíadas, com representantes de diversas camadas da sociedade para discutir as linhas de ação da prefeitura e das empresa privadas até o evento de 2016. No mesmo mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizará o encontro Rio-Barcelona, que vai contar com a presença de representantes da cidade espanhola que falarão sobre o legado dos Jogos Olímpicos de 1992 para aquela cidade. O ex-prefeito de Barcelona, Pascoal Maragall, estará presente.
As novidades foram anunciadas nesta terça-feira pelo secretário de Desenvolvimento, Felipe Góes, durante a assinatura de um convênio entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Instituto Pereira Passos (IPP) para a elaboração de análise econômica dos lançamentos imobiliários comerciais e residenciais mais recentes da cidade. Essa análise, com ênfase na Lapa, São Cristovão, Tijuca e Méier – a partir de documentos e do levantamento de dados e estatísticas – servirá como base ao planejamento urbano da Zona Portuária e à definição dos valores de mercado dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), referentes à região do Porto.
O IPP aproveitará o conhecimento acumulado pela ACRJ, que vem estudando e desenvolvendo ações para a região desde 1985. A proposta é realizar estudos comparativos do preço do metro quadrado comercial e residencial a ser lançado na área, permitindo a fixação de valores de mercado para os Cepacs, que são instrumentos de captação de recursos para financiar obras públicas. De acordo coma legislação brasileira, os recursos arrecadados devem ser utilizados integralmente em obras de infraestrutura da área contemplada. O principal objetivo da parceria é unir esforços que permitam a efetiva realização do projeto Porto Maravilha.
Fonte: Prefeitura do Rio