Início Plantão Brasil Cidades conectadas e os novos museus

Cidades conectadas e os novos museus

Rogério da Costa, filósofo e professor da PUC, que trabalha com pesquisa de redes sociais e inteligência coletiva, vai realizar um bate-bola com Leonel Kaz, curador do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu. Uma palestra para você – que trabalha com museus, exposições e habita em cidades – ficar em dia com novas idéias sobre como a tecnologia e o comportamento social vão afetar seus novos projetos.

 

Os museus estão afinados com uma sociedade cada vez mais veloz, efêmera, descartável, transformadora e tecnológica?
O desafio dos museus é possibilitar que a realidade possa ser apreendida de múltiplas maneiras. A vida se mostra hoje em muitas camadas, sejam elas sociopolíticas ou vinculadas à tecnologia, à comunicação, à expressão corporal ou ao caos ambiental. O presente quebrou as fronteiras que existiam entre essas camadas.

 

Assim, o museu deve provocar nos seus diferentes públicos a produção de novas percepções para o mundo em que vivemos. Mas como fazê-lo? Experiência e conhecimento são a base para guiar as equipes que trabalham com museus e exposições a verdadeiramente querer conversar com seu público.

 

A palestra será na próxima quinta-feira, dia 17, às quatro da tarde no Auditório do Museu do Futebol (entrada gratuita).
“Cidades conectadas e novos museus” faz parte da 10ª Semana Nacional de Museus, evento realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05). Em 2012, toda a programação acontecerá de 14 a 20 de maio e girará em torno do tema “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações”, cujo objetivo é mostrar como os museus estão evoluindo para atender a novas demandas do público.

Serviço:
Semana Nacional de Museus
Palestra: Leonel Kaz e Rogério da Costa
Local: Museu do Futebol (auditório Armando Nogueira, capacidade 180 lugares)
Quanto: gratuito
Data: 17 de maio (quinta-feira)
Horário: 16h
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Horário de funcionamento do Museu: das 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Ingressos: R$ 6 (inteira) / R$3 (meia-entrada).
Tel.: (11) 3664-3848
Informações: www.museudofutebol.org.br
Twitter: @_museudofutebol
Facebook:www.facebook.com/museudofutebol

 

Fonte: Assessoria