Início Plantão Brasil Cidades-sede atrasam obras para Copa

Cidades-sede atrasam obras para Copa

Passados quase dois anos e meio do anúncio do Brasil como sede da Copa 2014 e quase um ano da escolha das 12 cidades-sede, há ainda raros e poucos sinais de obras dos futuros estádios para o Mundial de futebol. O Portal 2014 (WWW.copa2014.org.br) realizou um levantamento sobre a situação de cada um dos estádios que deveriam, de acordo com exigência da Fifa, iniciar suas obras em 3 de maio de 2010. De acordo com o levantamento a situação mais grave é a do Rio de Janeiro, ainda sem um projeto definido e qualquer sinal de abertura da licitação.

 A situação é um pouco menos ruim no Recife, com a licitação paralisada por recurso de uma das participantes, e Natal, que ainda não publicou seu edital para a seleção da construtora, embora prometa iniciar obras secundárias ainda em maio. Obras secundárias também são o recurso de Salvador para cumprir o mínimo exigido pela Fifa. A capital baiana foi uma das primeiras a realizar a licitação, mas o processo acabou embargado por uma ação do Ministério Público Federal.
Brasília, vítima dos problemas que afetaram a credibilidade do governo do DF, conseguiu agora liberar a licitação no Tribunal de Contas e deverá abrir as propostas na próxima semana. São Paulo e o Morumbi seguem às voltas com as críticas da Fifa ao projeto de remodelação do estádio e aguarda a avaliação da entidade às últimas modificações propostas pelo São Paulo Futebol Clube.

Em Curitiba, o Atlético Paranaense recebe sinais de que o governo do estado poderá aportar recursos públicos na renovação da Arena da Baixada. E, por fim, Porto Alegre, onde o Internacional recusa-se a recorrer ao financiamento do BNDES, mas não conseguiu, até agora, tocar as obras com suas próprias pernas.
O pontapé inicial para as obras foi dado apenas em Belo Horizonte, Manaus e Cuiabá. A capital mineira disputa a abertura da competição com Brasília e São Paulo, e segue à risca um cronograma próprio acordado com a Fifa. Já as sedes da "Amazônia" e do "Pantanal" fizeram a lição de casa e começaram a desmontar as estruturas de seus antigos estádios antes de estourar o prazo da Fifa.

 

Fonte: Portal 2014