Nada melhor do que após um ano de conquistas ser reconhecido pelo público e receber um prêmio das mãos do Presidente da República. O Prêmio Brasil Olímpico 2009 consagrou o nadador Cesar Cielo e a judoca Sarah Menezes como os melhores atletas de 2009. Os dois receberam o Prêmio Brasil Olímpico, nesta segunda feira, dia 21, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em festa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi um dos grandes homenageados do evento. Ele recebeu o Troféu Personalidade Olímpica das mãos do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
A escolha do Melhor Atleta de 2009 foi feita pelo público, através do site www.premiobrasilolimpico2009.com.br. Foram computados cerca de 375 mil votos. Além de Cielo e Sarah, os concorrentes foram o ginasta Diego Hypolito e o velejador Torben Grael, no masculino, a nadadora Poliana Okimoto e a lutadora de taekwondo Natália Falavigna, no feminino.
A judoca piauiense venceu com 46% dos votos e dedicou a vitória à equipe e a todos os envolvidos na sua preparação. “O judô é o esporte individual mais coletivo que existe. Há uma equipe com quem você treina diariamente, além dos treinadores que acompanham nosso dia a dia. Agradeço a todos os que estiveram comigo até aqui”, disse Sarah ao receber o prêmio das mãos do presidente Lula.
Depois de um ano irrepreensível, o nadador dono dos recordes mundiais nos 50m e nos 100m livre conquistou o Prêmio Brasil Olímpico pela segunda vez consecutiva, já que ganhou o troféu em 2008. “Todos os que concorreram mereciam ganhar. Esta foi uma homenagem muito bonita”, disse Cielo. “Depois de uma temporada de tantas conquistas, chegou a hora de ficar com a família e descansar”, completou o nadador, que recebeu 77% dos votos na eleição masculina. “Agradeço a todos que votaram em mim. Isso é um incentivo para que eu consiga novas conquistas até Londres 2012. Até lá, gostaria de continuar contando com a força de todos vocês”, disse Cielo.
Rio 2016 – Pelo empenho pessoal na campanha que consagrou o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o presidente Lula recebeu o Troféu Personalidade Olímpica 2009. “Pensei que já havia vivido todas as emoções que alguém poderia viver, mas nunca poderia imaginar passar pelo que aconteceu em Copenhague. Foi muito emocionante desde o começo. Fizemos uma apresentação perfeita e mostramos que nos preparamos. Trabalhamos de forma profissional. Estávamos confiantes. O Brasil é o país dos caras”, declarou o presidente Lula.
“Para concretizar esse sonho, precisamos da força de todos, desde os Três Níveis de Governo aos membros do Comitê de Candidatura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora, todos juntos vamos construir o sonho”, agradeceu presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que ao seu lado teve, além da presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ministro do Esporte, Orlando Silva, todos lembrados pelo empenho pessoal durante todo o processo de candidatura Rio 2016.
Pelo Comitê de Candidatura também foram homenageados o secretário geral Carlos Roberto Osório; o diretor de marketing e comunicação, Leonardo Gryner; o gerente de esportes, Agberto Guimarães; o gerente geral de Relações Internacionais, Mario Cilenti; e Christiane Paquelet, diretora de Cultura e Educação do COB. O empresário Eike Batista, por sua colaboração com a campanha, assim como membros do Comitê Paraolímpico Brasileiro, através do seu presidente Andrew Parsons também foram homenageados. Mais de 500 profissionais estiveram envolvidos na candidatura carioca.
Esta foi a 11ª edição do evento promovido e organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A escolha dos melhores atletas do ano em cada uma das 42 modalidades (ver lista abaixo) e dos atletas que concorreram ao troféu de Melhor Atleta do Ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas e personalidades do esporte com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica, além da Confederação Brasileira de Futsal, já que a modalidade integrou o programa dos Jogos da Lusofonia 2009, em Lisboa.
Fonte: Textual