Início Destaque CineCarioca Méier, no Imperator, reabre as portas ao público

CineCarioca Méier, no Imperator, reabre as portas ao público

Os moradores do Méier e dos bairros da região, na Zona Norte do Rio, poderão matar a saudade de ver um bom filme no telão do CineCarioca, instalado no Centro Cultural João Nogueira – Imperator. As três salas do complexo exibidor foram reinauguradas na noite desta quarta-feira pela secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. A retomada das sessões está sendo acompanhada de medidas de prevenção contra a Covid-19. No evento, também foi lançada a edição da Revista Traços no estado.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa manteve a parceria com a RioFilme e a rede Kinoplex, que será responsável pela programação e gestão do cinema. As salas funcionarão das 14h às 23h, aproximadamente, todos os dias da semana. A Sala 1 tem maior capacidade total e conta com 179 lugares. As duas demais estão equipadas com 107 cadeiras, cada uma. No entanto, a venda de ingressos está sendo limitada a 40% da capacidade, por conta da pandemia.

Na abertura, foi exibido o filme “Viúva Negra” para os convidados. Para manter o público em segurança contra a Covid-19, a rede Kinoplex está adotando protocolos rígidos. Antes da abertura das sessões e nos intervalos, haverá higienização das superfícies em que as pessoas têm contato. Os funcionários que fazem esse serviço ficam protegidos com EPIs. Os corredores de entrada das salas contam com dispensers de álcool em gel e nos demais espaços de circulação. Não será permitida a entrada de pessoas sem máscara.

– Estamos empenhados na realização desse processo de retomada da cultura. A Sala de Espetáculos do Imperator já está funcionando e agora o público recebe de volta o seu cinema. Todos os cuidados estão sendo tomados para que possamos ter as atividades culturais presenciais sendo oferecidas com segurança – afirmou a secretária Danielle Barros.

Lançamento da Revista Traços

Durante o evento, também houve o lançamento da primeira edição da Revista Traços voltada para o Rio de Janeiro. A publicação, cuja primeira reportagem de capa traz a cantora Teresa Cristina, será vendida por pessoas em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade, que procuram reinserção social. A Traços RJ é uma realização da Blém! Estúdio de Criação, da Associação Traços de Comunicação e Cultura e Fora da Caixa. Com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo e pela BAT Brasil.

A Revista Traços é uma das 125 publicações de rua do mundo. A partir da venda da revista em locais de grande circulação de pessoas (como bares, restaurantes, pontos turísticos e espaços culturais da cidade), os vendedores – chamados Porta-Vozes da Cultura (pessoas em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade) – conseguem superar a situação de extrema pobreza e custear gastos básicos como moradia, alimentação e saúde. No Rio de Janeiro, a Traços começa sua circulação com 100 Porta-Vozes em mais de 60 pontos de vendas, distribuídos, inicialmente, pela região da Zona Sul e Centro da capital e na cidade de Niterói.

– Acreditamos muito no sucesso da Revista Traços e tenho certeza que no Rio o resultado vai superar as expectativas e garantir a continuidade – afirmou a secretária Danielle Barros.