Início Plantão Rio Cinema para todos alcança a marca de um milhão de vales-ingresso

Cinema para todos alcança a marca de um milhão de vales-ingresso

O programa Cinema Para Todos, fruto da parceria entre as secretarias de Cultura e de Educação, alcançou a marca de 1 milhão de vales-ingresso utilizados ao longo de suas três edições, além de ter exibido 192 filmes nacionais para alunos de mil escolas da rede estadual e participação de mais de 2 mil educadores.

 

Os números ainda vão aumentar com a prorrogação da validade dos vales-ingresso até 30 de abril e com o plantão de férias. Até 8 de fevereiro, promotores do projeto estadual se revezarão em 64 escolas de todo o estado, distribuindo vales-ingresso para garantir Cinema Para Todos mesmo durante as férias. Aline Monteiro, promotora da Região de Metropolitana IV, em Bangu, está satisfeita com o trabalho extra neste verão.

 

– O Programa superou minhas expectativas. É inovador, único. Aprendi muito com ele, não só como profissional, mas também como cidadã. É gratificante saber que de alguma forma estou contribuindo para o crescimento cultural dessa geração. Despertar a curiosidade nos alunos, contagiá-los com o nosso entusiasmo, transformar e nos transformarmos, isso é fantástico – disse a promotora.

 

Com esta iniciativa, os estudantes de rede estadual de ensino poderão aproveitar as férias para assistir a, por exemplo, Os Penetras, de Andrucha Waddington, Gonzaga – de pai pra filho, de Breno Silveira, De pernas para o ar e Tainá 3. Somando a estes o público de filmes como À beira do caminho e Até que a sorte nos separe, que estiveram em cartaz este ano, o programa pretende se tornar um campeão de bilheteria.

 

A adesão da classe cinematográfica ao Cinema Para Todos foi de suma importância para seu sucesso. Até dezembro, esta terceira edição do programa promoveu mais de 35 sessões especiais, contando com a participação de diretores, produtores e elenco dos filmes. Em 2012, programa realizou mais de 30 sessões pedagógicas, reunindo cerca de 1,2 mil educadores, entre diretores, coordenadores e professores das escolas da rede estadual de ensino.

 

– As sessões pedagógicas permitem trabalhar diversos gêneros de filmes e associá-los aos conteúdos disciplinares e práticas pedagógicas – explicou Rosely Bernardino de Lima, do Colégio Madre Teresa Calcutá, de Bangu.

 

Também tiveram destaque em 2012 as oficinas de videointeratividade do projeto. Realizadas nas escolas da rede, somente este ano elas beneficiaram mais de 500 alunos, de mais de 80 escolas de diferentes regiões do estado. Ao final de 40 horas de formação, os alunos produziram curtas-metragem documentais, somando 73 vídeos. Encerradas as oficinas, o site do Cinema para Todos está promovendo votação online para escolher o melhor curta produzido nas oficinas. Os vencedores serão conhecidos no final da terceira edição do programa, com direito a prêmios e a festa de encerramento.

 

O filme No lixão com a câmera na mão, realizado na Oficina de Videointeratividade de Caxias em 2012, foi selecionado para Mostra Geração do Festival do Rio deste ano. O curta produzido pelos alunos do Instituto Educacional Governador Roberto Silveira, sob a orientação da Praga Conexões, concorreu com filmes de vários estados brasileiros e até de outros países.

 

Outra inovação desta terceira edição é a criação de um Circuito de Cineclubes. Em outubro, o programa Cinema Para Todos divulgou a relação de escolas selecionadas para implantação de cineclubes no ano que vem. Das 30 escolas agraciadas, 23 estão localizadas em municípios sem salas de cinema, corroborando com o principal objetivo do programa de promover a descentralização do acesso à produção nacional de obras audiovisuais.

 

Cineclubes em diversos municípios

Dos 92 municípios que compõem o Estado do Rio, 64 apresentaram projetos para os cineclubes, totalizando 168 escolas inscritas. Dentre esses 64 municípios, 38 não possuem salas de cinema e enviaram 65 projetos para apreciação. É o caso de São Fidélis, no Norte Fluminense, Rio Claro, na Região Sul, e Iguaba Grande, na Baixada Litorânea, que foram beneficiados pelo programa. A lista completa das escolas pode ser conferida no site do Cinema Para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br).

 

O Cinema Para Todos tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

 

Os vales-ingresso podem ser trocados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos, seguindo a classficação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelo programa contam com a presença de direção e elenco dos filmes. O agendamento pode ser feito por e-mail: [email protected] ou telefone (21-2220-3638 e 21-2524.6647). O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos.

 

Governo do Rio