O RIOSOLIDÁRIO recebeu jovens do programa Passo a Passo para a primeira sessão de filmes do projeto CINESOLIDARIO. Além da exibição do filme ‘Gravidade’, o encontro teve debate e reflexão sobre o tema central da obra, sorteios e lanche.
O enredo do filme fala do astronauta Matt Kowalski que juntamente com a doutora Ryan Stone foi enviado em missão para o conserto do telescópio Hubble. Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que fez com que fossem jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
E foi através deste olhar que os beneficiados do Passo a Passo experimentaram a possibilidade de superação. Quando se depararam com a situação de limites extremos foram levados a criar caminhos alternativos para a solução de problemas. Entenderam por meio da reflexão e do debate que embora algumas situações da vida sejam adversas nunca se deve desistir.
É o que sente o jovem Luciano Pereira da Costa, 19 anos, há seis meses no programa:
“Esse filme trata de uma situação totalmente diferente. A mensagem que fica é que no nosso dia a dia não podemos desistir, mesmo quando estamos para baixo, tristes, um caos em nossas vidas”, disse Luciano.
Já para Letícia de Souza Theodoro, 20 anos, há cinco meses como beneficiada da Obra Social.
“Percebemos uma questão muito clara de como podemos superar obstáculos, especialmente, quando temos medo de reagir a essas situações. Precisamos olhar para dentro de nós, e acreditar que só realiza quem constrói”, afirmou Letícia.
O programa Passo a Passo é um programa socioeducativo, executado em parceria com o DETRAN-RJ, para oportunizar noções básicas de cidadania e meio ambiente aos adolescentes com a premissa de prepará-los para o mercado de trabalho.
O CINESOLIDÁRIO é o projeto do RIOSOLIDARIO que pretende através da exibição de filmes com temáticas diversas analisar os processos de mudanças sociais por meio da visão de cineastas que atribuem ao cinema um importante papel social como mobilizador de mudanças.