Início Plantão Rio Cinesul 2012 presta homenagem a Sérgio Ricardo em seus 80 anos de...

Cinesul 2012 presta homenagem a Sérgio Ricardo em seus 80 anos de vida

 

O Cinesul 2012, que acontece no Rio de Janeiro de 12 a 24 de junho, terá como homenageado desse ano o cantor, compositor e cineasta Sérgio Ricardo. João Lutfi, nome de batismo do descendente de família libanesa, completa 80 anos,  no dia 18 de junho, e ganhará a exibição do seu premiado curta-metragem “Menino da Calça Branca”, de 1961, na abertura do festival, que acontece terça, dia 12, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

 

  

Como cantor e compositor possui 16 discos, entre eles “Ponto de Partida”, “Arrebentação” e“Depois do Amor”. Multiatuante, além de compositor, cantor e cineasta, Sérgio é também escritor e pintor. Lançou três livros: “Quem Quebrou meu Violão”, “O Elefante Adormecido” e “Elo: Ela”, e quatro filmes – “Esse Mundo é Meu” (1964), “Juliana do Amor Perdido” (1968) e “A Noite do Espantalho” (1973), além do primeiro “Menino da Calça Branca”. Também participou do Festival de Música Popular Brasileira, com a canção “Beto bom de bola”. E compôs a trilha do filme “Deus e o diabo na terra do sol”, de Glauber Rocha; além de ser responsável por diversas trilhas sonoras para cinema, televisão e teatro.

 

  

O Cinesul 2012 é gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e       Instituto Cervantes. O patrocínio é do Banco do Brasil e dosCorreios. Além da exibição de filmes nas mostras competitivas, o Cinesul 2012 terá mostras temáticas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, entre outras.

 

  

O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

 

  

Serviço:

Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo

De 13 a 24 de junho – Entrada franca

 

 

Local:

CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Centro CulturalCorreios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Instituto Cervantes – Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo

 

 

Fonte e informações: Paula Pìzzi |  [email protected]