Início Plantão Rio Circuito Carioca de Moda

Circuito Carioca de Moda

De 17 a 21 de março, o bairro de São Cristóvão, onde estão localizadas mais de 200 marcas da moda brasileira, será transformado na mais nova praça de compras de varejo do Rio. No período será realizada a primeira edição do Circuito de Moda Carioca, idealizado pelos empresários do Arranjo Produtivo Local (APL), que espera receber 12 mil visitantes. Coordenado pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pelo SEBRAE-RJ, em parceria da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Prefeitura do Rio, Sistema Firjan e com apoio da Caixa Econômica Federal, o evento terá em seu pólo central atrações como, venda a preços de fábrica, gastronomia e workshops sobre moda.

Os visitantes receberão um mapa com as atividades do Circuito, a programação especial dos museus e o festival de gastronomia nos restaurantes do bairro, além da listagem das lojas de fábricas participantes. Entre elas estão, Mary Zaide, Essencial, Armadillo, Complexo B, Botswana e Mercado Infantil.

O objetivo é criar um novo pólo de venda direto na fábrica, atraindo o público consumidor do Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca, que deseja preços diferenciados. O Coordenador do Arranjo Produtivo Local (APL) de São Cristóvão e do Núcleo de Empreendedorismo da UVA, Celso Leonardo Barbosa, explica que a intenção é promover a sinergia entre entretenimento, cultura e consumo para o público presente.

– O participante não só terá contato direto com as marcas, com a fonte do design e da inovação da moda brasileira, mas com alguns estilistas e donos de empresas e poderá assistir ainda a workshops sobre moda, além de fazer um programa turístico, saboreando a gastronomia local e frequentando os museus ou o próprio Centro de Tradições Nordestinas – acredita Leonardo.
Para o Diretor-Superintendente do SEBRAE-RJ, Sérgio Malta, a iniciativa servirá para fomentar o crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas de confecção presentes no bairro e alavancar a economia de São Cristóvão.

Já a expectativa de Felipe Góes, Presidente do Instituto Pereira Passos e Secretário de Desenvolvimento do Município, é de que o Circuito entre para o calendário de eventos de moda da nossa cidade e que contribua para a valorização de São Cristóvão. A ideia é que o evento seja realizado a cada mudança de coleção, ou seja, duas vezes ao ano.

Eduardo Eugênio, presidente da FIRJAN, vê o pólo de São Cristóvão como grande gerador de empregos e do crescimento da economia.
– Acreditamos que, da mesma forma que o Fashion Rio está contribuindo para a revitalização do Cais do Porto, o Circuito da Moda Carioca tem o potencial de influenciar fortemente a revitalização do bairro de São Cristóvão, funcionando como chamariz para que o público também desfrute das opções de cultura e lazer que o bairro oferece como acontece nos principais centros econômicos e culturais do mundo – disse.

O Circuito de Moda Carioca, gratuito para os visitantes, conta também com o apoio da Câmara Comunitária do bairro e do SindRio e foi idealizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Moda Carioca, que nas palavras do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Industria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno, é um exemplo de sucesso da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. Em dois anos de existência, o APL agrega 55 empresas, que geram quatro mil empregos diretos e faturam cerca de R$ 700 milhões, além de lidar com cerca de 800 fornecedores, com significativo adensamento da cadeia produtiva.

Para o empresário Eduardo Zaide, do Grupo Essencial, Mary Zaide e Miss Zaide, parceiro do evento, o APL tem como diferencial o design, a inovação e a sustentabilidade, agregando marcas consolidadas, pequenos, fornecedores da cadeia produtiva e novos empreendedores. O Arranjo contribui também para a valorização da região, com ações de resgate histórico e revitalização do Bairro de São Cristóvão e adjacências.

O local
O Circuito Moda Carioca está sendo montado em um prédio industrial desativado, localizado na Rua Figueira de Melo, 146. O projeto foi feito por estudantes do curso de Design de Interiores da UVA, orientados pela coordenadora do curso, Nara Iwata. De acordo com Nara, no local acontecerão ainda os workshops, que terão temas como tendências, exportação, inovação pelo design, sustentabilidade e marketing de moda, além do lançamentos de algumas grifes.

Local: Rua Figueira de Melo, 146, São Cristóvão, RJ.
Transporte: O evento promove a campanha, já feita no Fashion Rio: “VÁ DE TÁXI” e os estacionamentos utilizados serão da Quinta da Boa vista e o do Pavilhão de São Cristóvão (ambos com taxa de estacionamento).
Horário: Das 14h às 20h
Mais informações: www.circuitomodacarioca.com.br ou www.aplmodacarioca.com.br

 

 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento