Início Plantão Rio Clínica da Família de Guaratiba

Clínica da Família de Guaratiba

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram na manhã desta quinta-feira, dia 4, a Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado, em Guaratiba. Esta é a terceira unidade do bairro e a 12ª em funcionamento da Zona Oeste, que beneficiará cerca de 16 mil pessoas.
 
Em seu discurso, Paes falou sobre a importância de mais uma Clínica da Família para a região:
– É fundamental porque é um investimento na atenção básica. A Clínica da Família é a Clínica da Saúde, para ninguém ficar doente e não precisar de atendimento nos hospitais.
 
Ao lado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, e do representante do Ministério da Saúde, Oscar Berro, o prefeito atendeu um pedido dos moradores e anunciou obras de urbanização na região:
– Vamos avançar para essa região com o Bairro Maravilha Oeste, trazendo pavimentação, saneamento e água.
 
Com investimento de R$ 2,5 milhões, nova Clínica da Família contará com quatro equipes do Programa de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal e fará cerca de 1.600 consultas por mês, além de procedimentos e exames. A estrutura conta com oito consultórios, farmácia e salas de ultrassom, de raios-x, de procedimentos, de curativos, de imunização, de procedimentos, de coleta, de saúde bucal e de observação clínica com três leitos.
 
O secretário Hans Dohmann explicou que as Clínicas da Família servem para prevenir e tratar doenças da população. Ele também apresentou os números de atendimentos na área da saúde:
– A Clínica da Família serve para evitar que vocês fiquem doentes. O papel dessa clínica é fazer um trabalho preventivo. Hoje estamos nos aproximando de uma marca que vamos comemorar ainda esse ano: o primeiro milhão de habitantes incluídos no programa de Clínicas da Família. Em relação às unidades de pronto-atendimentos municipais já ultrapassamos a marca de um milhão de pessoas cobertas. Aumentamos a oferta de consultas nas unidades existentes em toda a cidade. Tivemos quase 50% de aumento de oferta de procedimentos ambulatoriais para a população na rede municipal de saúde.
 
O representante do Ministério da Saúde, Oscar Berro, também ressaltou a importância desse modelo de atendimento de saúde à população, que evita a superlotação dos hospitais.
 
– É provável que a transformação que está se dando com essas clínicas vocês não estejam vendo, mas eu vejo no Hospital Geral de Bonsucesso, no Hospital do Andaraí. Menos pessoas dessa região estão procurando atendimento nesses hospitais. E isso acontece porque elas estão sendo cuidadas na Clínica da Família. Aqui vamos evitar que boa parte de vocês fiquem cardiopatas, diabéticos e hipertensos.
 
A Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Estrada do Magarça, 1.831.

Fonte: Prefeitura do Rio