O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã desta sexta-feira, 18, o Centro Integrado de Políticas Sociais Sebastião Theodoro Filho, no Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Além de sediar os projetos sociais da Prefeitura, o espaço também abriga a segunda Clínica da Família a entrar em funcionamento no atual governo – a primeira foi inaugurada em novembro, em Realengo. Com o funcionamento da unidade, a população do Pavão-Pavãozinho terá cobertura de 100% do programa de Saúde da Família.
A Clínica da Família tem capacidade para atender cerca de 12 mil pessoas e vai contar, a partir da segunda quinzena de janeiro, com três equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, além de uma equipe de saúde bucal.
A população assistida contará, ainda, com um horário de atendimento ampliado (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h) e terá à disposição um telefone de plantão da equipe, que vai funcionar 24 horas, para orientações em caso de urgência ou emergência.
Entre os serviços oferecidos pela clínica estão consultas médicas (adulto e pediatria), serviços de enfermagem e pré-natal. Os moradores poderão ainda receber vacinas, realizar exames laboratoriais e teste do pezinho. Sem falar que o tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis. Para isso, a clínica conta com três consultórios médicos ,uma sala de Saúde da Mulher, uma sala de acolhimento mãe-bebê/Saúde da Criança, além de sala de curativos, imunização e procedimentos, ambiente para esterilização completa, espaço para reunião e farmácia.
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) visa inserir as pessoas em programas e projetos como Bolsa Família Carioca, Projovem, Banco Carioca de Bolsas de Estudo e Rio Experiente (para a terceira idade). Além de psicólogos e assistentes sociais, agentes comunitários também estarão à disposição dos moradores do Pavão-Pavãozinho. Com a inauguração desta sexta, sobe para 42 o número de CRAS em funcionamento no Município. A meta é expandir este número para 52 até 2012.
Acompanhado pelos secretários municipais Hans Dohmann (Saúde e Defesa Civil), Fernando William (Assistência Social) e Augusto Ribeiro (Trabalho e Emprego), o prefeito destacou, em seu discurso, os benefícios que o Centro Integrado vai trazer para a população.
– O que a gente pretende fazer aqui é reunir uma série de serviços que a Prefeitura tem a obrigação de prestar à população. As pessoas poderão fazer diversos cursos voltados para o mercado de trabalho. Além disso, terão atendimento médico de qualidade. Infelizmente, a maioria da população não tem condições de pagar um médico. Por isso, vamos fazer com que essas pessoas também possam receber esse atendimento aqui – afirmou o prefeito, acrescentando que o Centro inaugurado hoje é fruto da parceria entre as três esferas de governo.
Eduardo Paes ressaltou também o trabalho realizado pelas Clínicas da Família:
Não podemos tratar as pessoas somente quando estas procuram as emergências dos hospitais. Por isso, a Clínica da Família, que tinha uma cobertura de 3,5% da população, já está alcançando 10%, atendendo as áreas que mais precisam, onde as pessoas não têm acesso aos serviços mais básicos de saúde. É um projeto que ajuda na prevenção, diminui as filas das emergências e qualifica a vida das pessoas – disse o prefeito, enaltecendo os investimentos da Prefeitura na área da saúde.
– Neste momento estamos com quinze obras de Clínica da Família em andamento na região de Santa Cruz e Paciência. Estamos iniciando novas obras na região do Grande Méier. Portanto, é um processo que não para mais na cidade. Além disso, temos cinco UPAs em construção, todas com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2010. Trata-se de uma revolução na saúde do Rio – concluiu o prefeito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, serão entregues à população 70 Clínicas da Família, até 2012. O Centro Integrado de Políticas Sociais Sebastião Theodoro Filho fica na Rua Saint Roman 172.
Fonte: Prefeitura do Rio