O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) está presente aos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010, mas segue trabalhando também na preparação brasileira para as próximas edições de Jogos Olímpicos de Verão. Enquanto o Canadá assiste à disputa de medalhas nas modalidades de neve e de gelo, o COB participa, em Vancouver, de reuniões com outros Comitês Olímpicos Nacionais e com o consultor americano Steve Roush, ex-diretor de alta performance do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC).
A superintendência executiva do COB trabalha junto a Steve Roush para formatar um sistema esportivo a ser utilizado na preparação das delegações brasileiras para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e o do Rio de Janeiro, em 2016. “Aproveitamos que estávamos todos aqui para os Jogos Olímpicos e adiantamos alguns tópicos da nossa próxima reunião. Steve nos apresentou um sumário executivo da visita realizada em janeiro, já indicando seu ponto de vista e alguns caminhos que podem ser tomados”, explicou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, adiantando que a próxima visita do consultor ao Brasil será entre os próximos dias 22 e 26.
Steve Roush esteve no Brasil em janeiro, quando se reuniu com todos os gestores do COB e algumas Confederações Brasileiras Olímpicas. Além disso, Roush vem realizando quinzenalmente teleconferências com os gestores das modalidades olímpicas. Na próxima visita da equipe de Roush ao Brasil, semana que vem, o americano se encontrará com representantes das Confederações Brasileiras restantes para completar o mapeamento do esporte olímpico brasileiro.
O Comitê Olímpico Brasileiro também participou de outras reuniões com Comitês Olímpicos que apresentam destacados programas na preparação de seus atletas. Um deles foi o Comitê Canadense, que desde os Jogos Olímpicos de Turim-06 desenvolveu um programa para aumentar o número de medalhas conquistadas nos Jogos de Inverno. Outra reunião também está marcada com a Associação Olímpica Britânica, visando a preparação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Londres. “Essas reuniões são muito importantes. Cada Comitê Olímpico Nacional tem uma forma de trabalhar e de cada um deles nós podemos tirar algo de positivo. Temos uma agenda intensa aqui em Vancouver e os resultados são muito satisfatórios”, explicou Marcus Vinícius Freire.
Fonte: Assessoria de Imprensa do COB