Início Sem categoria COB promove Curso de Introdução ao Sistema Olímpico para jornalistas

COB promove Curso de Introdução ao Sistema Olímpico para jornalistas

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), iniciou nesta segunda-feira, dia 16, o Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (Ciso), oferecido a 50 jornalistas preferencialmente credenciados para a cobertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012. O curso, que será realizado até o dia 25 de maio, é de nível básico, formatado nos moldes de ensino à distância. Sua programação inclui aulas em flash, palestras gravadas, discussões em grupo, avaliação e produção do conhecimento de forma colaborativa.

 

“Através do Instituto Olímpico Brasileiro, o COB vem oferecendo diversos cursos para gestores esportivos e treinadores, atacando uma demanda indispensável para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. Com a realização do Ciso, estamos levando informação de qualidade e abrindo o diálogo com uma parcela grande de formadores de opinião, responsáveis por formar novas gerações de amantes dos esportes olímpicos”, explicou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. “A realização deste curso reafirma o respeito e o reconhecimento que o COB tem com os profissionais da imprensa”, completou Nuzman.

 

O curso será desenvolvido em seis módulos: A Estrutura do Movimento Olímpico, Parte I e II; Valores do Esporte; Gestão Esportiva, Parte I e II; e Ciências do Esporte.

 

O CISO tem por objetivo difundir informações, diretrizes e conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais de veículos de comunicação. O estudo é baseado no manual Sport Administration Manual, produzido pela Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo composto por referências teóricas, ilustrações e inúmeros exercícios, abrangendo, principalmente, áreas de estudos relacionadas ao Sistema Olímpico. O COB pretende realizar o Ciso anualmente.

 

O ensino à distância caracteriza-se pela utilização de uma ferramenta virtual de aprendizagem e interação que pressupõe o autoaprendizado, no qual o aluno será incentivado a estudar e pesquisar de modo independente, porém com a orientação de um tutor. A ferramenta utilizada permitirá o acesso a documentos textuais e audiovisuais. A comunicação e a troca de informações serão efetivadas por meio de espaços de interação direta – chats pré-programados – e indireta – palestras online, textos, correspondência via e-mail, fóruns de discussão, grupos de trabalho, repositórios de questões, glossários, lições, pesquisas de avaliação, quadro de notícias, entre outros.

 

Instituto Olímpico Brasileiro – É um centro de estudos de referência nacional sobre ciência do esporte e Olimpismo. Um de seus objetivos é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento, a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos. O IOB visa a fomentar a pesquisa, desenvolver e manter uma base de dados de informações relacionadas à ciência do esporte (artigos, vídeos, gravações, manuais, imagens e documentos em geral), além de promover o desenvolvimento e a elaboração de ferramentas de apoio à tomada de decisão. O Instituto também tem o propósito de compartilhar as melhores práticas e tecnologias com atletas, preparadores físicos, gestores, técnicos, treinadores e demais profissionais envolvidos com a ciência do esporte.

 

Fonte: Assessoria