Início Plantão Brasil COB realiza Seminário de Candidatura à Cidade Sede das Olimpíadas Escolares 2014

COB realiza Seminário de Candidatura à Cidade Sede das Olimpíadas Escolares 2014

 
  
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) iniciou, nesta quinta-feira, dia 26, o processo de candidatura para as Olimpíadas Escolares 2014 com a realização de um seminário, no Rio de Janeiro, para as cidades interessadas em organizar a maior competição esportiva estudantil do país. Representantes de 19 cidades de 17 estados do Brasil estiveram presentes ao encontro, realizado na sede do COB, que detalhou todo processo de candidatura para a competição. “Estamos profundamente honrados com a presença de representantes de estados e municípios neste seminário de candidatura.

 

Adotamos este sistema seguindo o mesmo modelo que o Comitê Olímpico Internacional utiliza para as candidaturas olímpicas, o que nos dá conforto de que teremos um alto padrão de organização. As Olimpíadas Escolares têm alcançado um enorme sucesso internacional, com reconhecimento tanto na área de estrutura, quanto na revelação de talentos”, declarou Nuzman.

As cidades interessadas devem manifestar oficialmente o interesse até o próximo dia 4 e, assim, receberem o Caderno de Encargos e o Questionário de Candidatura. Estes documentos devem ser preenchidos e entregues ao COB, juntamente com uma carta do prefeito da cidade ou governador do estado, até o dia 31 de maio. O processo de candidatura vale para as duas etapas da competição, para alunos de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

O gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, detalhou o projeto das Olimpíadas Escolares aos representantes das cidades e estados, através de números que comprovam a abrangência do projeto. Além dos números, o COB apresentou temas como impacto financeiro e legado esportivo, além de outros aspectos positivos do projeto. “A organização das Olimpíadas Escolares é uma oportunidade única para as cidades investirem no desenvolvimento esportivo do país através da escola. Também é uma chance das cidades avaliarem suas instalações esportivas, implantarem programas de sustentabilidade e acessibilidade. A competição tem impactos significativos para as cidades e exige vontade política, boa rede hoteleira e instalações esportivas adequadas”, explicou Edgar Hubner.

O seminário contou ainda com apresentações do gerente de política e operações esportivas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rodrigo Garcia, e do chefe de produção da TV Globo, Armando Freitas.
Em 2012, as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT). Para 2013, já estão escolhidas como sedes as cidades de Natal (RN) e Belém (PA).

 

Fonte: COB