O Comitê Rio 2016 recebeu o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e ficou clara a aprovação do da visão e do projeto do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O relatório, uma análise técnica dos 17 temas detalhados nos dossiês de candidatura de cada cidade, confirma que o Rio de Janeiro está pronto para sediar os Jogos em 2016.
“Estamos muito felizes, porque o relatório confirmou a aprovação do COI ao nosso projeto e nossa visão para os Jogos, e que o Rio é considerado pronto para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez na América do Sul. A visita da comissão de avaliação ao Rio foi um grande sucesso e isso foi destacado na descrição da nossa documentação e apresentações, definidas como de ‘qualidade muito alta’”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.
“O relatório destaca que a candidatura Rio 2016 é baseada no planejamento de longo prazo e desenvolvimento do Brasil, com totais garantias financeiras dos três níveis de governo. O documento aponta claramente que os governos ‘garantiram financiar a infraestrutura necessária para realizar os Jogos e para cobrir qualquer possível diferença no orçamento COJO (operacional)’”, ressaltou Nuzman.
O presidente do Comitê avaliou ainda que “o relatório do COI reconhece a força dos Jogos no Rio para gerar transformação social e a nossa capacidade de ‘deixar um legado atingível e significativo’. Nosso plano está apoiado pela população, como mostra a pesquisa do COI, indicando o apoio de 85% dos moradores da cidade”.
Como vários integrantes da equipe Rio 2016 foram responsáveis pelo sucesso dos Jogos Pan-americanos de 2007, Nuzman ressaltou: “Estamos muito felizes também com a opinião do COI que diz que ‘a transição do comitê de candidatura para um comitê organizador se beneficiaria da continuidade da experiência e conhecimento acumulados e das parcerias seladas durante a organização dos Jogos Pan-americanos de 2007`.
“Nós ficamos encorajados pelo fato de o relatório confirmar que o Rio está enfrentando os seus desafios na segurança e que ‘o Rio adotou uma nova abordagem em relação ao policiamento comunitário, que já está mostrando resultados positivos’.”, destacou o presidente do Rio 2016, acrescentando: “o relatório é uma fonte valiosa de informações sobre áreas onde podemos melhorar ainda mais e garantir a realização do projeto inovador apresentado pela candidatura Rio 2016”.
“Faltando exatamente um mês par a votação em Copenhague, estamos confiantes de que o Rio de Janeiro realizará Jogos Olímpicos e Paraolímpicos inesquecíveis, com o poder de transformar o país e o continente. Estamos trabalhando na apresentação final, na qual mostraremos nossa história e nossa proposta, com a participação da equipe da candidatura, incluindo o presidente Lula”, concluiu Nuzman.
Fonte: Textual