Início Plantão Rio Colégio Chico Anysio completa seis meses de aulas

Colégio Chico Anysio completa seis meses de aulas

Com a proposta de desenvolver competências e habilidades dos alunos, o Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, completa seus primeiros seis meses empolgando alunos e professores. Dentro do programa Dupla Escola, da Secretaria de Educação, a unidade de Ensino Médio oferece formação em mercado e negócios, aulas de luta olímpica e esgrima.

 

Colégio Chico Anysio completa seis meses de aulas

 

Partindo da proposta do ensino integrado, as disciplinas são olhadas como áreas de conhecimento. Além do currículo básico, os alunos têm aula de artes e desenvolvem projetos de pesquisa e intervenção no que é chamado de Núcleo. De acordo com o diretor do colégio, Fábio Milioni, o estudante é incentivado a procurar o próprio caminho e estar preparado para qualquer área.

 

“Aqui eles têm tempos de auto gestão, em que podem escolher se querem estudar, fazer trabalhos e contam com ajuda de um orientador. Também há o Projeto de Vida, no qual professores auxiliam os alunos a saber como alcançarem os seus objetivos futuros”, explica Milioni.

 

Para garantir a adaptação completa dos novos alunos à metodologia, em seu ano inicial, o colégio conta apenas com turmas do 1º ano. Além de apostar no diálogo e proximidade como diferencial, a escola também desperta o interesse através da esgrima e da luta olímpica.

 

“Essa é uma iniciativa através da Secretaria de Esporte e Lazer. As aulas acontecem terças e sábados e são opcionais. Dos 71 alunos, cerca de 30 frequentam os treinos. São duas modalidades que colaboram muito para a aprendizado, principalmente pelo nível de concentração que exigem”, contou o diretor.

 

Com 23 anos de magistério e 15 de rede pública de ensino, a professora de Física Cláudia Sosinho, 47, afirma que o balanço dos primeiros meses de aulas é muito positivo.

 

“Tem sido um aprendizado para todos. Eu aprendi a estudar na faculdade e aqui temos a proposta de que os alunos busquem autonomia desde já, sabendo o que os interessa. Acho que estamos formando estudantes melhores”, destacou.

 

Já pensando na faculdade de Administração, Lucy Ana Porto Delfino, de 15 anos, aproveita cada experiência das aulas. Moradora do Encantado, ela temeu não se adaptar a nova rotina.

 

“Sempre estudei perto de casa e em meio período. Mas a possibilidade de conversar sempre com os professores, receber orientações e ter tempo para estudar na própria escola é excelente”, defendeu.

 

Para Mayara Beatriz Correia, de 15 anos, a possibilidade de praticar esportes diferentes na escola é um dos fatores de motivação. Além disso, ela comemora a qualidade do ensino.

 

“Estou estudando muito mais desde que vim para cá. Sempre achei que posso conquistar os meus sonhos e confio na minha capacidade, mas agora acho que estarei melhor preparada”, conta a jovem, que está dividida entre a Engenharia Civil e a Antropologia.

 

O Colégio Estadual Chico Anysio conta com as parcerias do Instituto Ayrton Senna e do Ibmec. As provas para ingressar na escola acontecem uma vez por ano, antes do início do ano letivo.

 

Governo do Estado