Início Plantão Rio Coleta de sangue no Projac

Coleta de sangue no Projac

Nesta terça-feira, 15/03, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), realiza coleta de sangue no Projac, centro de dramaturgia da Rede Globo de Televisão, em Jacarepaguá. A unidade móvel do Instituto estará no local até  às 16 horas com uma equipe de profissionais de saúde, que espera cadastrar cerca de 100 voluntários à doação de sangue. Esta não é a primeira vez que a rede de televisão abriga uma campanha do Hemorio. Em 2008, durante a epidemia de dengue, que se alastrou na cidade do Rio de Janeiro, a emissora recebeu o ônibus do Hemorio e incentivou artistas e personalidades de seu elenco a participarem da ação voluntária.
Para Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio, esta é uma parceria muito importante para a divulgação da cultura de doação de sangue.
 
– A emissora sempre nos ajuda com chamadas espontâneas na mídia em situações de falta de sangue, além de realizar matérias educativas sobre a importância deste ato solidário – disse Clarisse.
Para ser um doador de sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas (12 horas antes). Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e horários de funcionamento das outras 26 unidades de coleta distribuídas no Rio de Janeiro.
 
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s.

Fonte: Hemorio