Início Plantão Rio Coletas móveis de sangue em maio

Coletas móveis de sangue em maio

Para melhorar o nível do estoque de sangue, atualmente em nível crítico, o Hemorio programou um calendário de coletas móveis para o mês de maio. O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), alerta que o comparecimento de doadores caiu pela metade na última semana, comprometendo o abastecimento em mais de 180 hospitais atendidos pelo hemocentro.

 

 

O mutirão começou dia 4 de maio, na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Batam, em Realengo, e passou ontem pelo Hospital Estadual Rocha Faria. A próxima convocatória é para os moradores e frequentadores do bairro da Tijuca. Nesta quinta-feira, 10 de maio, a coleta estará na Paróquia Sagrado Coração (Rua Conde de Bonfim 474), das 9h às 14h.

 

 

– Firmamos parceria com a Polícia Militar para levar a coleta móvel para Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). É uma forma de nos aproximarmos da comunidade e de atingirmos um público que normalmente não se desloca até o Hemorio para doar sangue – explica a Chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Faria.

 

 

O serviço de coleta móvel é regular e tem sido um importante complemento para manter os estoques do órgão.

 

 

– As coletas externas representam hoje 10% do total das coletas internas, ajudando muito no estoque e realizando um trabalho paralelo às campanhas do Hemorio durante o ano – completa Naura.

 

 

Quem pode doar – Para ser um candidato, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Jovens com 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

 

 

Confira o calendário completo das coletas móveis organizadas pelo Hemorio:

Dia 04 – UPP Batam Realengo – Largo do Chuveirinho – das 10h às 15h
Dia 09 – Hospital Estadual Rocha Faria – Rua Mario Mendes 252, Campo Grande – das 10h às 15h
Dia 10 – Paróquia Sagrado Coração – Rua Conde de Bonfim 474, Tijuca – das 9h às 14h
Dia 16 – CIEP 130 – Av. 22 de Maio s/nº, Várzea/Itaboraí – das 9h às 14h
Dia 17 – Norteshopping (Universidade Estácio de Sá) – Rua Dom Hélder Câmara 5.474, expansão, Del Castilho – das 9h às 14h
Dia 26 – UPP Cidade de Deus – Rua Crisantemo s/nº, Jacarepaguá – das 10 às 15h

 

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no Estado.


Fonte:  Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado de Saúde | [email protected]

Twitter: @SaudeGovRJ