Início Plantão Rio Começa a circular a linha expressa Cosmos/Carioca

Começa a circular a linha expressa Cosmos/Carioca

A população da Zona Oeste passa a ter mais uma opção de transporte. Começou a circular nesta quarta-feira a linha E04 (Cosmos/Carioca), criada pelo decreto 30942, de 4 de agosto, que vai beneficiar moradores de Cosmos, Inhoaíba e de localidades do lado norte de Campo Grande, tais como Carobinha. Com frota de 10 veículos, a E04 será feita em ônibus semi-rodoviários com ar condicionado com capacidade para 72 passageiros (52 sentados e 20 em pé), incluindo cinco gratuidades simultâneas. A tarifa será de R$ 4,80.
Com um trajeto de 65 km, a nova linha atende o conceito de linha expressa pois terá apenas onze pontos de parada antes de seguir pela seletiva da Avenida Brasil. Já no Centro serão apenas cinco paradas.

"A Prefeitura está trabalhando na reestruturação do transporte público na Zona Oeste, com a racionalização das linhas e integração tarifária já no próximo ano. Mas a população não pode esperar e por isso temos ações emergenciais nesta que é a área mais carente de transporte na cidade. A linha expressa E04 faz parte dessa estratégia de curto prazo assim como a criação de três linhas de integração ônibus-metrô e a formação de pools de empresas para reforçar linhas de empresas cujos serviços estão insatisfatórios", explica Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes, que participou da viagem inaugural da linha acompanhado pelo subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira.

Os ônibus da linha Cosmos/Carioca circularão das 5h às 22h, de segunda a sexta, e das 5h às 20h nos sábados, domingos e feriados (com 50% da frota). Veja, abaixo, o itinerário deste novo serviço:

IDA – Pça Igará, Rua Guarujá, Rua Seabra Filho, Caminho de Tutóia, Pça Luis Quevedo, Estrada de Inhoaíba, Estrada do Campinho, Rua Carvalho Ramos, Estrada do Tingui, Estrado do Guandu do Sapé, Estrada do Pedregoso, Av. Brasil (seletiva), Av. Francisco Bicalho (pista central), Av. Pres. Vargas (pista lateral), Av. Rio Branco, Av. Alm. Barroso, Av. República do Chile;

VOLTA – Av. República do Chile, Rua do Lavradio, Rua do Senado, Rua Vinte de Abril, Pça da República, Av. Pres. Vargas (pista lateral), Av. Francisco Bicalho (pista central), Av. Brasil (seletiva), Estrada do Pedregoso, Estrada Guandu do Sapé, Estrada do Tingui, Rua Carvalho Ramos, Estrada do Campinho, Estrada do Inhoaíba, Pça Luis Quevedo, Caminho de Tutóia, Rua Seabra Filho, Rua Guarujá, Pça Igara.

Fonte: SMTR