Início Plantão Rio Começou a Campanha de Multivacinação no Rio

Começou a Campanha de Multivacinação no Rio

 

vacina_hpv

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (19/09) a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Até o dia 30/09, a SMS disponibilizará todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente, tendo como principais objetivos a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

 

 

 

Mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade estarão prontos para receber as crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D de vacinação acontecerá no sábado 24 de setembro, quando as unidades de Atenção Primária funcionarão também até as 17h. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum comprovante da situação vacinal. Os documentos serão avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada serão aplicadas.

 

 

 

Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.

 

 

 

Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) será vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. Será, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

 

 

 

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link“Onde ser atendido”, ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.