O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Melo, anunciou nesta terça-feira, dia 14, a programação completa do Réveillon 2011 em toda a cidade. O destaque ficou por conta da festa de Copacabana, que terá as cantoras Alcione, Sandra de Sá e Daniela Mercury atrações musicais. Além de muita música, o ponto alto em Copacabana será a apresentação da logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016. A Prefeitura do Rio também vai organizar festas de virada do ano em outros oito bairros da cidade.
A entrevista coletiva foi realizada no Hotel Golden Tulip Inn, em Copacabana. Na ocasião, foi lançado o site http://www.copacabanareveillon.com, onde as pessoas terão acesso aos detalhes da festa de Copacabana e a estrutura que está sendo montada para a virada de ano na orla, incluindo a localização das balsas com os fogos de artifício. Os internautas também poderão conhecer as pessoas que preparam o Réveillon de Copa, detalhes sobre os artistas que participarão da festa e saber mais sobre a história do tradicional Réveillon de Copacabana.
Ao lado das cantoras e também do ator Eri Johnson, que será o mestre de cerimônia do Réveillon de Copacabana, o secretário de Turismo falou sobre a programação, destacando a festa da Penha.
– Esse ano o Réveillon terá um gostinho especial naquela região, onde as pessoas vão se divertir em segurança – afirmou o secretário, completando que aquela festa terá como ponto alto uma surpresa preparada pela Prefeitura no alto da Igreja de Nossa Senhora da Penha.
– Para uma festa ser boa, acreditamos que se deve estar sempre inovando. É justamente isso que faremos na Penha – disse Antônio Pedro, que também comemorou o sucesso da cidade na rede hoteleira.
– Apesar de tudo o que aconteceu em nossa cidade recentemente, estamos com 100% de ocupação da rede hoteleira do Rio, com expectativa de 700 mil turistas na cidade. Além do Réveillon, muitos já estão cidade para o show do Roberto Carlos, no próximo dia 25. Todos querem ver o Rei – afirmou o secretário.
Veja o que a Prefeitura do Rio preparou para o Réveillon 2011:
Copacabana:
Para animar o público, a Prefeitura convidou Daniela Mercury, Zeca Pagodinho, Alcione, Sandra de Sá, Fino Coletivo, Cordão do Bola Preta e as baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2010, Grande Rio, Beija-Flor e Unidos de Vila Isabel. Os shows acontecerão em quatro palcos: Brasil, o principal, em frente ao Copacabana Palace; Beat 98, no Leme; Santa Clara, em frente à Rua Santa Clara; e Oi FM, em frente à Rua Xavier da Silveira. Os shows terão início às 20h. Vale destacar que, antes e no intervalo dos shows, todos os palcos terão apresentações de DJs, que começam a tocar às 18h e vão se revezar até 3h.
Nos quatro palcos, que terão telões de 120 m², e nas quarenta torres, serão utilizados mais de 4.200 refletores, controlados por sistemas digitais com tecnologia em LED. Além disso, para garantir o sincronismo das torres com 80 canhões de luz, todas serão acionadas de um único ponto.
Além da tecnologia, a infraestutura da festa contará com onze balsas, contendo 1.200 bombas cada, 30 torres de policiamento, sete postos médicos, 26 UTIs móveis e 60 maqueiros.
As cores escolhidas para o evento foram o branco, o grafite, a prata e o ouro, que representam a tradição, o calçadão da orla, o brilho da luz e o futuro, respectivamente. Nessa paleta de cores surgirá o tema Década de Ouro, baseado nos grandes eventos esportivos que a cidade irá sediar. Serão lembrados os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – cuja logomarca será apresentada de maneira surpreendente, sendo uma das principais atrações da noite.
Cinco minutos antes da meia-noite, haverá um show de luzes e laser e, após um blecaute de alguns segundos, o público será presenteado com vinte minutos de um espetáculo que unirá a trilha sonora criada pelo músico João Brasil com um show desenvolvido pela empresa espanhola Pirotecnia Igual.
A queima de fogos será dividida em dez temas: Seja bem-vinda, Década de Ouro; Riquezas Naturais; União dos Povos; Celebração da Vida; Simpatia Carioca; Paz no Mundo; Energia Contagiante; O Futuro é Azul; Apoteose do Amor; e Aquarela Brasileira.
O evento será uma realização da Prefeitura/Riotur, com criação e concepção da SRCom, cenografia da P&G, patronício da Cola-Cola, EBX, Oi, Bradesco e Petrobras, além do apoio da Globo Rio, Beat 98 e da ABIH-RJ.
Confira a programação dos quatro palcos:
Palco Brasil – em frente ao Copacabana Palace
Apresentação: Eri Johnson
Alcione
Daniela Mercury
Zeca Pagodinho
Baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca e Grande Rio
Palco Santa Clara – em frente à Rua Santa Clara
Apresentação: Bruno De Luca
Sandra de Sá
Cordão do Bola Preta
Dj Dodô
Fino Coletivo
Baterias das escolas de samba Beija-Flor e Vila Isabel
Palco Beat 98 – Leme
DJ Dennis
DJ Brinquinho
DJ Mavi
DJ Detona
Grupo de pagode Samba prá Gente
Palco Oi FM – em frente à Rua Xavier da Silveira
Programação ainda a confirmar
Réveillon nos outros bairros da cidade:
Além de Copacabana, a Prefeitura do Rio fará a festa de quem mora em outros bairros da cidade, espalhando diversos palcos com programação musical variada para todos os gostos. Confira:
Penha:
Um espetáculo pirotécnico será realizado do alto da Igreja de Nossa Senhora da Penha. Lá embaixo, a festa vai começar às 18h, na Praça Emiliana, no IAPI, com shows da Orquestra Tupy, da Banda do Exército, Projeto Social AfroReggae, Ed Motta e da bateria da escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Encerrando a festa, um DJ da rádio Beat 98 promete animar o público até 3h.
Piscinão de Ramos:
O público do piscinão receberá os grupos de samba Nem te Conto, Bom Gosto, Os Muleques e Boca de Siri, além da bateria da Portela.
Ilha do Governador:
Seis atrações vão animar o público da Ilha, em palco montado na Praia da Bica: Razão Brasileira, Banda Terreirão, MC Bruninha, grupo Swing e Simpatia, grupo Mescla e, como não poderia faltar, a bateria da União da Ilha do Governador.
Paquetá:
A Praia da Moreninha será o cenário para a apresentação do Samba Urbano, Quintal do Pagodinho, Roda de Samba (com Deita e Rola, Beto Correa, Dicró e Bruno Maia) e o Grupo Nascente. O carnaval também estará presente com as escolas de samba Império da Tijuca e Porto da Pedra. Para fechar a festa, as carrapetas de um DJ.
Sepetiba:
Na Praia do Recôncavo, se apresentarão o DJ Boby Brow, os grupos Etynia e ImaginaSamba, além do cantor Reinaldo, Príncipe do Pagode, e da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
Praia de Guaratiba:
Na Praia da Brisa, a festa fica por conta do DJ Wody e dos grupos Doze Mais, Nosso Clima e Sensação, além da bateria da Estação Primeira de Mangueira.
Barra da Tijuca:
Os moradores da Barra serão animados pelo cantor Baia e os grupos Molejo e Batuque Digital, além da bateria do Salgueiro.
Flamengo:
As atrações serão anunciadas em breve, através de uma parceria entre da Prefeitura com a Associação de Moradores e Amigos do Flamengo (Flama).
Confira a programação:
Penha – IAPI
18h às 19h: Orquestra Tupy
19h30 às 20h30: Banda do Exército
21h às 22h: Grupo Cultural AfroReggae
22h30 às 23h40: Ed Motta
23h40 às 00h20: Momento da virada – show pirotécnico/vídeos
00h30 às 1h40: G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense
02h às 03h: DJ
Ramos – Piscinão
20h às 21h: Nem te Conto
21h às 22h20: Grupo Bom Gosto
22h40 às 23h40: G.R.E.S. Portela
23h45 às 00h15: Momento da virada
00h20 às 01h30: Grupo Os Muleques
01h50 às 03h: Boca de Siri
Ilha do Governador – Praia da Bica
00h às 21h: Razão Brasileira
21h15 às 22h50: Banda Terreirão, com Elson do Forrogode, Luis Camilo e Dema
23h às 23h50: MC Bruninha
00h15 às 01h15: Swing e Simpatia
01h30 às 02h: Grupo Mescla
02h10 às 03h: GRES União da Ilha do Governador
Paquetá – Praia da Moreninha
20h às 21h: Samba Urbano
21h15 às 22h15: Quintal do Pagodinho com Dunga
22h30 às 23h50: Roda de Samba – Deita e Rola, Beto Correa, Dicró e Bruno Maia
00h15 às 01h15: Grupo Nascente
01h15 às 02h: GRES Império da Tijuca
02h10 às 03h: GRES Porto da Pedra
Sepetiba – Praia do Recôncavo
20h às 20h25: DJ – Boby Brow
20h30 às 22h: Grupo Etynia
22h30 às 23h45: Grupo ImaginaSamba
00h30 às 02h: Reinaldo – Príncipe do Pagode
02h15 às 03h: G.R.E.S. Mocidade Independente
Pedra de Guaratiba – Praia da Brisa
20h às 20h25: DJ Wody
20h30 às 22h: Grupo Doze Mais
22h30 às 23h45: Grupo Nosso Clima
00h30 às 02h: Grupo Sensação
02h15 às 03h: G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira
Barra da Tijuca
20h às 20h25: DJ
20h30 às 22h: Baia
22h30 às 23h45: Molejo
00h30 às 02h: Batuque Digital
02h15 às 03h: G.R.E.S. Salgueiro
Flamengo
Programação a ser confirmada.
Fonte: Prefeitura do Rio