Início Plantão Rio Comissão da FIFA visita Centro de Operações Rio

Comissão da FIFA visita Centro de Operações Rio

Uma comissão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) esteve no Rio de Janeiro neste sábado, dia 26, para visitar os dois locais indicados pela cidade para receber o Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014: o Centro de Convenções SulAmérica (no Centro) e o Riocentro (na Barra da Tijuca). A elaboração da proposta carioca foi coordenada pelo Instituto Rio 2014/2016. Em junho, a Fifa anunciará o local escolhido para receber o IBC – Brasília e São Paulo também apresentaram opções.
 
No Centro Internacional de Transmissão, cerca de dois mil profissionais vão gerar as imagens do evento, que serão distribuídas para todo o planeta. Além de visitar as duas candidatas a sede, os representantes da Fifa foram recebidos pelo prefeito Eduardo Paes no Centro de Operações Rio, já que uma das exigências da entidade é que a cidade tenha um plano de gerenciamento de desastres. Verdadeiro quartel general da prefeitura, o Centro de Operações reúne cerca de 30 órgãos municipais para operar o dia a dia da cidade, planejar grandes eventos e atuar em situações de emergência.
 
– O Rio de Janeiro quer ter protagonismo na Copa do Mundo, e ser a sede do IBC é um objetivo importante deste trabalho. Estamos à disposição da Fifa e confiantes de que apresentamos duas opções de excelente nível, disse o prefeito Eduardo Paes.
 
O diretor executivo do Instituto Rio 2014/2016, Bernardo Carvalho, que acompanhou os visitantes, falou da importância da visita da Fifa:
– Desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa, o prefeito Eduardo Paes se empenha para que o Centro Internacional de Transmissão seja no Rio. Apresentamos dois locais para que a Fifa escolha aquele que melhor atenda a seus requerimentos. A visita ao Centro de Operações foi importante para mostrar que o Rio de Janeiro está estruturado para receber os profissionais que trabalharão no IBC durante a Copa do Mundo de 2014, explicou Bernardo Carvalho.
 
A proposta do Rio de Janeiro para receber o IBC foi apresentada em janeiro, em um dossiê de 80 páginas com todos os detalhes técnicos sobre as duas instalações propostas – ambas têm capacidade para atender a todos os requerimentos da Fifa. Além disso, o documento cita as transformações estruturais e sociais da cidade na preparação para receber importantes eventos internacionais – além da Copa do Mundo de 2014, o calendário inclui os Jogos Mundiais Militares, em 2011; o Encontro Mundial da ONU para o Clima (Rio + 20), em 2012; e os Jogos Olímpicos de 2016. O sucesso da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e o pacote de incentivos para a construção de novos hotéis, lançado em novembro pelo prefeito Eduardo Paes, são outros trunfos da candidatura carioca.
 
O Centro de Convenções SulAmérica fica próximo ao Maracanã, uma das sedes da Copa de 2014. Já o Riocentro foi sede do IBC nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, recebendo jornalistas de vários países com sucesso. As duas instalações ficam em regiões do Rio que serão beneficiadas com intervenções de infraestrutura e transporte já em andamento. 
 

Fonte: Prefeitura do Rio