Início Plantão Rio Comissão de Controle Ambiental aprova trecho Zona Sul da linha 4 do...

Comissão de Controle Ambiental aprova trecho Zona Sul da linha 4 do metrô

A Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) aprovou a concessão da licença prévia do trecho da Linha 4 do metrô na Zona Sul. A aprovação ocorreu na sexta-feira (13/4) por unanimidade, em reunião na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Zona Portuária do Rio. Com a implantação da Linha 4 (Barra – Ipanema), o passageiro poderá ir da Barra ao Centro do Rio em 35 minutos. O projeto ainda contribui para a melhoria ambiental da cidade com a retirada de mais de 2 mil carros por hora/pico das ruas e a diminuição de gás carbônico na atmosfera.

As intervenções no trecho Sul começam ainda no primeiro semestre de 2012. Na região, serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. Esperada há 13 anos, a
Linha 4 do metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia.

– Foi um passo muito importante, uma vitória que conquistamos. A partir de agora, teremos muito trabalho para cumprir as exigências estabelecidas no licenciamento, mas estamos certos de que, no máximo em 15 dias, poderemos elaborar o pedido junto à Ceca e ao Inea da Licença de Instalação dos canteiros de obras – afirmou o subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira.

 

Nos dois trechos (Oeste e Sul) da Linha 4 do metrô (Barra – Ipanema) serão seis novas estações e 16 quilômetros de extensão. O trajeto foi minuciosamente avaliado para atender ao maior número de passageiros e integrar mais áreas da cidade. Optou-se por um método construtivo e pelo uso de equipamentos que vão minimizar os transtornos e interditar temporariamente menos de 500 metros de vias públicas dentro dos 5,7 km de obras na Zona Sul.

 

A aprovação da Ceca foi precedida da realização de duas audiências públicas, uma em 13 de fevereiro, na Rocinha, e outra no dia 27 do mesmo mês, no Leblon. Além disso, levou em consideração a análise do estudo técnico e ambiental do projeto, elaborado por um grupo de trabalho do Inea, e um parecer jurídico da Procuradoria Geral do órgão.

 

 

A partir de agora, a Concessionária Rio Barra S/A terá que apresentar o Plano Básico Ambiental ao Inea e cumprir as demais condicionantes estabelecidas na licença prévia.

 

– Este projeto teve ampla discussão, inclusive com a participação do Ministério Público e representantes da sociedade civil em audiências públicas. É um projeto ambientalmente adequado, que se alinha com nossa preocupação de contribuir para a melhoria do meio ambiente – afirmou o presidente da Ceca, Antônio Carlos Gusmão.

 

A partir da obtenção das licenças de instalação e operação para o trecho Sul, serão iniciadas, simultaneamente, as escavações das quatro novas estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea. Todas precisam ser escavadas ao mesmo tempo para a passagem do Shield (“Tatuzão”), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos na Zona Sul, sem a necessidade de abrir valas na superfície e ao longo das ruas. Um “Tatuzão” deste porte será utilizado pela primeira vez em uma obra na América Latina, operando a cerca de 12 metros abaixo do solo, de forma silenciosa, e sem impacto para a população.

 

Tempos de viagem:

– Jardim Oceânico – São Conrado: 5min48s
– Jardim Oceânico – Gávea: 9min50s- Jardim Oceânico
– Leblon (Antero de Quental): 9min31s- Jardim Oceânico
– Jardim de Alah: 11min11s- Jardim Oceânico
– Nossa Senhora da Paz: 13min15s- Jardim Oceânico
– General Osório: 15min31s (Hoje, o trajeto feito pelo ônibus integração do metrô leva, em média, 1h)- Jardim Oceânico
– Copacabana: 21 minutos- Jardim Oceânico – Botafogo: 23min24s
– Jardim Oceânico – Largo do Machado: 27min53s
– Jardim Oceânico – Cinelândia: 32min41s
– Jardim Oceânico – Carioca: 34min
– Jardim Oceânico – Central: 38min37s
– Jardim Oceânico – Praça Onze: 40min53s
– Jardim Oceânico – Estácio: 42min24s
– Jardim Oceânico – Saens Peña: 48min13s
– Jardim Oceânico – Uruguai: 50min58s
– Jardim Oceânico – Pavuna: 1h20min, com transbordo na General Osório (Hoje, o trajeto com metrô + integração para a Barra fica em 2h20min)
– Jardim Oceânico – Irajá: 1h10min, com transbordo na General Osório
– Jardim Oceânico – Del Castilho: 1 hora, com transbordo na General Osório
– Jardim Oceânico – Maria da Graça: 58min, com transbordo na Gal. Osório- Jardim Oceânico – Maracanã: 54min, com transbordo na General Osório
– Jardim Oceânico – São Cristóvão: 50min, com transbordo na Gal. Osório
– Jardim Oceânico – Cidade Nova: 47min, com transbordo na Gal. Osório
– Jardim Oceânico – Central: 23min
– Ipanema – Carioca: 18min
– Leblon – Carioca: 24min
– São Conrado – Carioca: 27min
– Gávea – Carioca: 34min- General Osório – Pavuna, sem transbordo: 1 hora