Início Plantão Rio Comissão de coordenação do COI para os jogos Rio 2016 faz terceira...

Comissão de coordenação do COI para os jogos Rio 2016 faz terceira visita oficial á cidade

A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™ inicia nesta segunda-feira, 4 de junho, sua terceira visita oficial à cidade, que terá duração de três dias e incluirá reuniões com os organizadores e apresentações em obras de preparação para o evento.

 

 

Presidida pela campeã olímpica Nawal El Moutawakel, do Marrocos, a Comissão de Coordenação dos Jogos visita a cidade-sede uma vez por ano até quatro anos antes do evento. A partir de 2012, as visitas passarão a acontecer duas vezes por ano. As reuniões da comissão são complementadas por visitas regulares de Revisão do Projeto por equipes menores envolvendo a presidente da comissão, alguns integrantes selecionados e técnicos do COI – como a reunião realizada em março deste ano.

 

 

A Comissão de Coordenação para os Jogos

Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade-sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016™ foi formado em janeiro de 2010.

 

 

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento.

 

 

Após ser a primeira africana a ganhar uma medalha de ouro olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos Los Angeles 84, El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.

 

 

Além dela e do Diretor Executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli, fazem parte da Comissão de Coordenação para o Rio 2016 Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), Greg Hartung (AUS), Gunilla Lindberg (SWE), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (THA), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA).

 

Fonte: Assessoria