A Comissão de Segurança da Câmara pretende ouvir o governador Sérgio Cabral, o ministro da justiça Tarso Genro e o secretário de segurança pública no Rio José Mariano Beltrame, um dos pontos a serem discutidos seria as declarações contraditórias sobre a invasão do Morro dos Macacos que culminou com a queda de um helicóptero. Na ocasião Beltrame chegou a afirmar que a Polícia sabia sobre e invasão, o que foi desmentido por Cabral.
A autora do requerimento, a deputada Marina Magessi, falou que essa seria a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas, ainda segundo ela as últimas declarações do Secretário nas quais ele critica o governo federal pode acarretar a sua saída.
O requerimento de convocação também foi assinado pelo deputado Chico Alencar, os dois ressaltaram no documento que a orientação política de segurança no Rio diante da crise é “reativa, carente de planejamento, prevenção e intervenções duradouras”.
O ministro Tarso Genro será questionado sobre a ação da Polícia Federal na repressão do contrabando de armas nas fronteiras.
O encontro ainda não tem data marcada e depende das agendas dos convocados.
Fonte: Da Redação