A Comissão de Segurança da CMRJ, presidida pelo vereador Alfredo Sirkis esteve há poucos dias com o chefe da polícia civil, delegado Allan Turnowiski, para uma reunião inicial preparatória de sua visita à Câmara para discutir questões de segurança que afetam diretamente a Cidade. Turnowiski revelou que sua prioridade no momento é sufocar logisticamente as milícias e com isso diminuir o número de homicídios sobretudo na zona oeste.
Revelou também que, após a segunda prisão do ex-policial militar Ricardo da Cruz Teixeira, o Batman, em maio passado, diminuiu o número de assassinatos. A estratégia primordial utilizada pela Policia é estrangular estas quadrilhas pelo lado financeiro. Ele entende que a ocupação feita pela PM nas favelas é válida, mas o ataque pelo lado financeiro é muito mais eficaz. Ele garante que as quadrilhas de traficantes estão sem líderes, hoje presos. A meta agora é fazer o mesmo com as milícias.
Turnowiski se pergunta o porquê da Força Nacional de Segurança não utilizar estas mesmas estratégias das Polícias do Rio, e ficarem permanentemente nas favelas, para coibir o tráfico de drogas e de armas. “Elas não são fabricadas aqui. Elas entram por onde? Por que não há reforço nas nossas fronteiras?”
No próximo mês, Turnowiski garante que estará funcionando a Divisão de Homicídios. Só falta chegarem os sete delegados que integrarão esta nova equipe.
Fonte: Comunicação Sirkis