Início Plantão Brasil Comissão irá promover crescimento econômico

Comissão irá promover crescimento econômico

Foi instalada na terça-feira (25/4) a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira, que irá coordenar ações para promover o crescimento econômico e o combate à criminalidade e ao comércio ilegal na região, formada por 11 estados brasileiros.
 
Na cerimônia de instalação do grupo, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ressaltou que a faixa de fronteira “vem sendo marginalizada do debate e das decisões nacionais” por estar longe dos centros político e econômico. Para o ministro, esse distanciamento é uma das explicações para o baixo índice de desenvolvimento da região, para o aumento dos índices de violência, do crime organizado, da exploração sexual e do tráfico de drogas e armas.
 
A comissão, composta por representantes de 20 órgãos federais e coordenada pelo ministério, tem o papel de elaborar ações capazes de estimular o crescimento econômico da região fronteiriça, já que a atual estratégia – que consiste em cada ministério desenvolver medidas próprias sem integração com outras instituições governamentais – tem sido pouco eficaz. “Nenhum órgão detém [sozinho] capacidade de promover o desenvolvimento da faixa de fronteira”, disse Fernando Bezerra Coelho.
 
O secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Castro, informou que cada estado terá um núcleo próprio. “Quando você promove o desenvolvimento dessa região, dá educação, saúde, infraestrutura, cria alternativas de emprego, você reduz a possibilidade de atividade ilegal”, afirmou o secretário. Foram instalados hoje os núcleos do Amapá e do Paraná.
 
A região fronteiriça concentra 10% da população brasileira, distribuída em 588 municípios, de 11 estados que fazem fronteira com dez países.

Fonte: Agência Brasil