A Comlurb coletou, desde a sexta-feira (12/02) até o dia 16/02, 760,5 toneladas de lixo, das áreas do Sambódromo; Centro da cidade; Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, onde desfilam as Escolas de Samba dos grupos C, D e E; além das áreas onde houve desfile dos principais blocos carnavalescos.
Da noite de sexta-feira à manhã de quarta-feira, foram removidos 465,83 toneladas de resíduos em todo o Sambódromo, Terreirão do Samba, além das áreas de entorno e acesso. Essa megaoperação de limpeza envolveu 1572 profissionais, que trabalharam nos setores par e ímpar, arquibancadas, concentração, dispersão, Passarela do Samba e Terreirão do Samba. Essa equipe contou com o apoio de 140 máquinas e equipamentos, entre caminhões basculantes e compactadores, pipas d`água, pás carregadeiras e mini varredeiras. Comlurb distribuiu também 1025 contêineres em toda a área do Sambódromo e do Terreirão.
O crescimento do carnaval de rua do Rio e o grande número de blocos que circularam em toda a cidade foram responsáveis por deixar para trás 264,78 toneladas de resíduos, sendo 72,77 toneladas apenas na terça-feira. Dos números de ontem, 3,2 toneladas foram retiradas apenas do “Carmelitas”, que desfilou em Santa Teresa; 6,3 toneladas foram removidas no Centro, após a passagem do “Quizomba”e a “Banda de Ipanema” gerou 6 toneladas. Para fazer a limpeza dos resíduos deixados pelos foliões nos blocos, a Companhia disponibilizou 938 garis, que contaram com o apoio de 897 contêineres, 73 caminhões compactadores, 62 pulverizadores, 54 pipas d’água, 49 Kombi lava jato, 16 caminhões basculantes, 10 mini varredeiras, sete varredeiras mecânicas e seis mini basculantes. A grande novidade do Carnaval 2010 foi os pulverizadores em forma de mochila que, com capacidade de armazenar 12 litros de solução de eucalipto, foram usados para inibir odores.
Os desfiles na Estrada Intendente Magalhães geraram, de sábado, a terça-feira, 29,9 toneladas.
A cidade foi entregue totalmente limpa na quarta-feira de cinzas, ao meio-dia.
Essa megaoperação da Comlurb foi realizada sem comprometer a limpeza ordinária, que é feita diariamente pela empresa em todos os bairros do Rio.
Fonte: Comlurb