Início Plantão Rio Comlurb e “Rio Eu Amo Eu Cuido” lançam lixeira olímpica na...

Comlurb e “Rio Eu Amo Eu Cuido” lançam lixeira olímpica na Praça XV

jogo-limpo_comlurb (640x429)

 

A Companhia de Limpeza Urbana municipal (Comlurb) e o movimento “Rio Eu Amo Eu Cuido” lançaram dia 11,  no Live Site do Porto Maravilha, o “Jogo Limpo”, uma lixeira com formato diferente dos contêineres convencionais para estimular na população, por meio de competição saudável, o descarte correto do resíduo reciclável. O evento contou com a participação do grupo musical Chegando de Surpresa, da Comlurb, e do gari Renato Sorriso, que distribuiu simpatia e tirou foto com diversos turistas e cariocas. A maioria das pessoas que passaram pela praça parou para ver e participar do clima de alegria da brincadeira.

 

 

O objetivo principal dos displays é disseminar pela cidade as ações educativas e o saudável hábito de separar o lixo e estimular a reciclagem. A brincadeira é ver qual país vai receber mais lixo reciclável e, assim, deixar a cidade mais limpa. Cada lixeira tem capacidade de receber até 700 litros de resíduos, que equivale a cerca de 1.000 latas de refrigerante.

 

 

Cinco lixeiras “Jogo Limpo” de dois metros de altura serão instaladas em diferentes pontos da cidade  e permanecerão nos locais até o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. As duas primeiras já foram colocadas na quarta-feira, dia 10, nos acessos das rampas das estações do BRT no Parque Olímpico. Nesta madrugada, a terceira foi instalada na Praça XV. A quarta e a quinta lixeira estarão, a partir de amanhã, no Parque Madureira e na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo à Casa da Suíça. Cada equipamento tem entradas que representam países diferentes na busca por medalhas olímpicas.

 

 

O presidente da companhia, Luciano Moreira, disse estar animado com a ideia: “Vejo que estamos aproveitando o espírito olímpico para disseminar o descarte correto do lixo. Espero que, com mais esse jogo, o cidadão incorpore o hábito de separar os materiais recicláveis no seu dia a dia, pois a cadeia da reciclagem começa nas nossas casas, com a separação”.

 

 

As novas lixeiras são irreverentes e utilizam uma forma criativa e descontraída para passar a mensagem e ajudar a manter a cidade limpa. O lema é “jogue seu lixo no espaço do país que considera vencedor no quadro de medalhas e colabore com a coleta seletiva”.

 

 

A limpeza urbana e as ações educativas e de conscientização, visando o descarte correto dos detritos, são temas que a Comlurb e o movimento “Rio Eu Amo Eu Cuido” estão sempre realizando em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de transformar a atitude dos cidadãos.

 

 

“A ideia é chamar atenção para a importância da participação do público na manutenção da limpeza da cidade. Com a realização do evento, os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Rio. Queremos que as pessoas se envolvam não apenas na torcida pelos ginastas, mas também na apresentação geral de nossa ambiência”,  explicou Ana Lycia Gayoso, coordenadora do movimento.