Início Plantão Barra Comlurb recolhe 389,3 toneladas de resíduos nos sete dias de Rock in...

Comlurb recolhe 389,3 toneladas de resíduos nos sete dias de Rock in Rio

 

 

 

A Comlurb recolheu 389,3 toneladas de resíduos das áreas interna e externa do Parque Olímpico nos sete dias de Rock in Rio. Dessas, 150,4 toneladas de recicláveis foram entregues às cooperativas de catadores e 238,8 transportadas para a Estação de Transferência do Caju, onde serão segregadas. Os orgânicos serão utilizados na produção de composto, enquanto os rejeitos que foram levados para a Usina Verde serão transformados em energia. A limpeza dos banheiros foi um dos pontos de destaque do evento e o público colaborou mais, descartando corretamente seu lixo.

 

A Comlurb cumpriu todos os requisitos necessários para promover conforto e segurança ao público do evento. Nos banheiros, por exemplo, quatro garis, a cada dez minutos, retiraram o lixo para garantir o asseio, além de repor o papel higiênico, toalhas e limpar o ambiente. A operação funcionou antes, durante e após o evento.

 

Os garis trabalharam na parte interna, se revezando em três turnos, com apoio de diversos veículos, como caminhões coletores, mini ônibus, mini basculante, caminhões-pipa, caminhões varredeiras, vans lava-jato, além de sopradores. Contêineres para resíduos recicláveis e orgânicos foram distribuídos em todo o parque, à disposição da plateia, para que o lixo fosse descartado de forma correta. As equipes da Comlurb foram treinadas para atuar no gramado, banheiros, praças de alimentação, área VIP, palco, camarins e backstage.

 

A área externa do Rock in Rio também recebeu grande esquema de limpeza, com recolhimento de 69,6 toneladas de resíduos nos sete dias de festival. A operação contou com 120 garis, divididos em três turnos, com apoio de sopradores, caminhões coletores, basculantes, varredeiras mecânicas e carros pipas. Para que o lixo fosse descartado de forma correta pelo público, dezenas de contêineres foram posicionados nas proximidades do Parque Olímpico e nos acessos.

 

Os agentes de fiscalização do Programa Lixo Zero atuaram em todo o entorno do Parque Olímpico, com apoio de guarda municipais. Foram multadas 210 pessoas, sendo 182 por descarte irregular de lixo e 28 por urinarem nas vias públicas. As operações foram supervisionadas por coordenadores do programa.