A Comlurb vai intensificar a limpeza de todas as áreas do Sambódromo para a realização do Desfile das Campeãs, neste sábado, dia 20. Pela manhã, às 9h, cerca de 90 garis preparam a avenida para os desfiles, fazendo limpeza geral de todo o Sambódromo com o apoio de seis veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores, basculantes e pipas d`água.
Durante a noite, o trabalho será feito por 155 garis. Deste total, 70 funcionários cuidarão exclusivamente da pista de desfile. Para isso, os garis receberão o apoio de 25 veículos e equipamentos, entre eles 12 minivarredeiras.
Assim como aconteceu durante o Carnaval, a coleta seletiva será feita por 60 catadores de sete cooperativas autorizadas. Para realizar esse serviço, que é uma parceria entre Comlurb, Riotur, Coca-Cola do Brasil e Liesa, os trabalhadores contarão com o apoio de duas caçambas. Os catadores estarão devidamente credenciados e uniformizados com camisas, bermudas e bonés confeccionados a partir de PET reciclado. Vale lembrar que a renda obtida com a venda do material é destinada aos próprios catadores.
A limpeza e desinfecção dos postos médicos instalados ao longo da Passarela do Samba e do Terreirão do Samba, assim como a coleta dos resíduos biológicos, também ficarão a cargo da Comlurb, que destacará 18 garis para o serviço, das 17h às 7h.
Além das campeãs do Sambódromo, haverá desfiles também na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, onde passarão as vitoriosas dos grupos C, D e E. A limpeza fica a cargo de 43 garis e os trabalhadores contam com o apoio de dois caminhões compactadores, um carro-pipa e uma varredeira mecanizada. Para atender os foliões, a Comlurb disponibilizará 60 contêineres.
A Comlurb informa que devido ao intenso movimento causado pela passagem das escolas, a coleta domiciliar na Estrada Intendente Magalhães será antecipada, de 19h para 7h somente no sábado, no trecho interditado para o desfile (entre o Largo do Campinho e Rua Carlos Xavier). Nos demais bairros, não haverá nenhuma alteração na coleta domiciliar.
A limpeza em áreas públicas de maior circulação de pedestres e de concentração popular, como praças, parques e praias também será feita regularmente.
A Comlurb pede aos moradores de todos os bairros do Rio que só disponham o lixo para a coleta domiciliar no horário estabelecido para a passagem do caminhão coletor. Em caso de chuva forte, os sacos plásticos não devem ser colocados nas calçadas.
Sua disposição deve ser feita na hora em que o caminhão passar para a coleta. A chuva forte pode arrastar o lixo para a rua causando transtorno e obstruindo as caixas de ralos de escoamento da água da chuva.
Fonte: Prefeitura do Rio