Início Plantão Barra Como desenvolver uma carreira de sucesso?

Como desenvolver uma carreira de sucesso?

 

O desenvolvimento de uma carreira se dá a partir de decisões e escolhas. Esta decisão é uma responsabilidade individual, mas também uma competência. Já que você precisa se comprometer consigo mesmo, a ponto de vivenciar o processo de escolha, tomar suas decisões e mobilizar seus recursos internos e externos para a direção que resolveu tomar.

 

 

Ao trabalhar com questões relacionadas ao planejamento de carreira e desenvolvimento profissional, você estará lidando com questões muito pessoais, internas e referentes à sua identidade ocupacional e isto lhe trará a clareza dos seus objetivos, interesses e competências.

 

 

Estas decisões são extremamente importantes, pois não se encerram apenas na delimitação de uma área dentro da sua profissão, mas abarcam também as escolhas que você deve fazer para planejar e implantar seu projeto. E, deve levar em conta as expectativas de futuro e a situação e tendências do mercado.

 

 

Antigamente, nós acreditávamos que existia a “empregabilidade”. Você deveria se manter numa única empresa até a sua aposentadoria. Portanto, não precisava se preocupar com planejamento de carreira, pois isto seria uma preocupação da empresa que você trabalhava e não sua. Só que atualmente, a expectativa é que você se mantenha ativo e trabalhando, mesmo que seja até a sua aposentadoria, mas isso não significa que tenha que ser na mesma empresa ou mesmo na posição de “empregado”. Espera-se que você tenha um desenvolvimento constante e adquirira novas competências para se adequar à nova demanda desse novo mercado. Hoje sua carreira e seu desenvolvimento são preocupações suas para manter-se ativo, seja como empregado ou empreendedor.

 

 

Um outro detalhe que deve ser levado em conta é que hoje em dia muitos decidem abrir suas próprias empresas, seus próprios negócios. E, quando você decide abrir seu próprio negócio e ter uma vida independente é necessário sempre analisar o mercado e ter plena consciência de sua capacidade profissional e administrativa para lidar com este negócio que dependerá única e exclusivamente de você.

 

 

Já há algum tempo contamos com a facilidade do Microempreendedor Individual (MEI) que possibilita que profissionais se transformem em empresários, até mesmo quem realiza trabalhos caseiros, pode se adequar a esta demanda e se transformar em um empresa, e com um custo muito reduzido.

 

 

Em tempos de crise e com uma crescente escassez de posições de trabalho no mercado, se tornar um Micro Empreendedor, surge como um salva-vidas, porém, para ser um empreendedor, é necessário além de ter um bom projeto saber lidar com o desenvolvimento de uma empresa, uma vez que o profissional costuma ser muito bom na atividade em que exerce, mas nem sempre tem o hábito e as habilidades necessárias para administrar uma empresa ou seja, saber lidar com o negócio como um empreendedor. Algumas habilidades precisam e podem ser desenvolvidas, através de cursos, técnicas e acompanhamento de consultores.

 

 

Então, diante de sua própria história pessoal, da sua trajetória profissional, do crescente fluxo de informações, das inovações tecnológicas, das exigências cada vez maiores do mercado, espera-se que você tenha condições de fazer escolhas adequadas à sua carreira ou ao planejamento e gestão do seu negócio. (Eduardo Mello, consultor e desenvolvedor de carreiras do Grupo Melza).

 

 

Informações sobre o Grupo Melza : www.melza.com.br

Assessoria de imprensa: Agência Zapp News : www.zappnews.com.br

E-mail: [email protected]