Início Plantão Rio Como evitar acidentes na hora de decorar a cidade

Como evitar acidentes na hora de decorar a cidade

As cores verde e amarela começam a ganhar formas nas ruas, praças, avenidas, nos locais de trabalho e nas casas. A proximidade dos jogos da Copa do Mundo 2010, que será realizada na África do Sul, desperta a criatividade do brasileiro que se prepara para a torcida nos jogos do Brasil. Para que os locais fiquem bem decorados, os torcedores fazem gincanas, cobram "pedágios", buscam “patrocínio” e se empenham para organizar a festa.
 
Para garantir a energia da festa, evitar transtornos e acidentes, a Light está à disposição dos torcedores para dar informações, indicar os procedimentos adequados e seguros e fornecer todas as dicas sobre os cuidados na ornamentação com bandeiras, bandeirinhas, mascotes e outros enfeites. O torcedor deve adotar alguns procedimentos de segurança na hora de decorar o local da festa, conforme orientação da empresa:
 
Bandeirinhas
 
* Devem ser confeccionadas, preferencialmente, em plástico;
* Prendê-las sempre com barbante comum ou fitilho plástico, mas sempre longe da rede elétrica;
* Nunca se deve usar fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado: materiais condutores de eletricidade;
* Também são proibidos o uso de arames ou fios de cobre, mesmo fininhos, porque possibilitam, com mais facilidade, o choque elétrico;
* As bandeirinhas nunca podem ser penduradas em fios da rede elétrica. Não é aconselhável também prender as bandeirinhas em postes que tenham fiação elétrica. O contato com a rede de baixa tensão (as que ficam mais abaixo no poste) e os ramais de ligação (que ligam a rede à entrada do medidor do consumidor) pode causar choques e acidentes, se não forem manuseados por pessoas especializadas e dentro das normas de segurança exigidas.
 

Bandeiras
 
* Evite colocar bandeiras penduradas entre os prédios ou atravessando ruas. Em caso de chuva ou sereno, o tecido molhado aumenta de peso e com isso as cordas de sustentação tendem a encostar na rede de média tensão (aquela que fica na parte mais alta do poste). As cordas molhadas se transformam em condutores de energia e podem provocar curto-circuito e deixar casas, ruas e até um bairro inteiro sem luz. Além de prejudicar a continuidade do fornecimento de energia, em caso de rompimento das cordas, há riscos de acidentes;
* O transporte de bandeiras grandes, fixadas em mastros, também exige cuidados especiais. Os suportes metálicos de ferro, aço, cobre e alumínio, em contato com a rede elétrica, podem causar choques em quem estiver portando a bandeira. O bambu verde também é condutor de eletricidade, principalmente se estiver molhado;
* A recomendação é usar sempre de tubos plásticos ou de madeira comum seca.
 

Ligações Festivas 
 
* Não faça ligações irregulares para aumentar a iluminação das ruas. A rede elétrica poderá ficar sobrecarregada e, por segurança, desligar quando menos se espera;
* Para fazer iluminação festiva, solicite a autorização da Light em uma das suas agências. A empresa vai verificar as condições da rede e dar a autorização e as orientações para que as instalações sejam feitas com toda segurança.
 

Balões
 
* Soltar balão é crime e provoca diversos prejuízos!
* Quando caem ainda acesos os balões, causam incêndios em florestas, fábricas e casas, além de provocar acidentes;
* Mesmo apagados, causam grande transtorno ao caírem sobre as redes de energia elétrica;
* Um curto-circuito provocado pela cangalha do balão, geralmente feita de arame, pode deixar ruas e até vários bairros sem energia, se a estrutura atingida for uma linha de transmissão, por exemplo.
 
A Light coloca à disposição dos torcedores, para obter informações, tirar dúvidas etc, a agência virtual e o chat (www.light.com.br), as agências comerciais, o Disque-Light Comercial (0800 282 0120) e o Disque-Light Deficientes Auditivos (0800 285 2453).

Fonte: Light