Início Destaque Como proteger sua audição no Rock in Rio

Como proteger sua audição no Rock in Rio

Que for participar do maior evento de música do mundo deve ficar atento a audição

Ear in 3D

Em 2017, trabalhadores o Rock in Rio tiveram que usar protetores auriculares, depois que a Vigilância Sanitária realizou inspeção no primeiro dia do festival e constatou que funcionários dos estabelecimentos, além da força-tarefa do evento, estavam sendo expostos a picos de som de até 105 decibéis por até 10 horas constantes de trabalho, quando o limite permitido pela legislação é 85 dB. Isso demonstra a importância do público também ficar atento às consequências maléficas do excesso de exposição sonora e cuidar da audição, já que serão várias horas de shows!

Quem for ao festival curtir tudo de pertinho deve tomar cuidado, porque pode sair da Cidade do Rock com zumbido nas orelhas após horas e horas de shows e muito barulho. É o que alerta a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas. “O zumbido ou a sensação de orelha tampada ocasionado por exposição à sons elevados como shows de rock, por exemplo, pode durar alguns minutos ou algumas horas. No entanto, o incômodo pode se tornar permanente caso tenha havido lesão no sistema auditivo. Se não houver melhora em 48 horas, é aconselhável procurar ajuda médica”.

Por isso, é importante se precaver. O melhor remédio contra o zumbido decorrente de ambientes barulhentos é usar protetores auriculares. E no caso das crianças, que deverão estar presentes no Rock In Rio com seus pais, esse uso é também é obrigatório. “Devido à imaturidade das estruturas da orelha, as crianças têm uma sensibilidade maior a sons mais intensos do que os adultos. Assim, o protetor auricular é fundamental. A criança se sente mais tranquila e fica com a audição protegida; ainda que nem sempre elas aceitem o acessório“, explica a fonoaudióloga, que é especialista em audiologia.

Marcella Vidal alerta, no entanto, que mais perigoso do que a exposição esporádica a sons elevados é o uso constante de fones de ouvido, com música em volume exagerado; uma febre entre os mais jovens. Isso pode levar à perda auditiva definitiva, que se agrava ao longo dos anos, se esse hábito continuar. “A perda começa pequena e, muitas vezes, a pessoa não a relaciona aos fones de ouvido. Se o indivíduo para de usá-los, a lesão tende estacionar, não progride, mas o que já foi lesionado é irreversível”, destaca.

A programação dos dois primeiros dias de Rock In Rio já mostra que o som estará nas alturas durante todo o festival. No Palco Mundo, vão se apresentar Drake, Ellie Goulding, Bebe Rexha e Alok! O segundo dia de evento será para quem curte rock, com apresentações de Foo Fighters, Weezer, Tenacious D e CPM 22 + Raimundos!

Informações:

Assessoria de imprensa da Telex Soluções Auditivas

Ex-Libris Comunicação Integrada