Início Plantão Rio Complexo do Alemão com unidades do PAC

Complexo do Alemão com unidades do PAC

Nem bem acabou de ganhar mais três blocos com 96 apartamentos no Condomínio Itaoca 1174, inaugurados nesta quinta-feira pelo governador Sérgio Cabral, o Complexo do Alemão já tem data para receber novas unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): em novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Rio para, junto com Cabral, entregar mais 192 residências, agora no Condomínio Itaoca 1883. Na mesma data, também será entregue uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas.

Hoje, Cabral, que estava acompanhado da primeira-dama Adriana Ancelmo Cabral, e do filho Marco Antônio, anunciou ainda que no dia 14 de setembro, às 9h, serão abertas as inscrições que vão durar até o final do mês para o preenchimento de 574 vagas de vários cursos profissionalizantes que serão ministrados, a partir de outubro, pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no Centro de Geração e Renda, também construído pela Empresa de Obras Públicas (Emop) dentro do Condomínio Itaoca e entregue pelo governador. No centro, haverá cursos de inglês, espanhol, informática 1 e 2, depilação, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, manicure, pedicure, pâtisserie e massa salgadas.

Além das unidades habitacionais e do centro, o comdomínio, situada na Rua Itaoca 1174, possui um campo de futebol, quadra poliesportiva, parquinho infantil, área de lazer para idosos e está terminando de construir uma churrasqueira e um deck de madeira. Os 96 apartamentos duplex, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço, num total de 58 metros quadrados, ficam em três blocos que receberam o nome de três personalidades que direta e indiretamente contribuíram para a implantação de políticas públicas nas comunidades carentes do Rio: os jornalistas Tim Lopes e Márcio Moreira Alves e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O governador não aceitou a sugestão de alguns moradores para cercar o condomínio com um muro.

– Os moradores daqui têm que ter uma outra visão, a de integração com a comunidade em volta. Construímos muro na Rocinha e outras comunidades para conter o avanço sobre a Mata Atlântica, é outra coisa, não para segregá-las do resto da cidade. Aqui o condomínio tem de funcionar como um bairro, aberto para receber os serviços públicos. Os moradores têm é de cuidar do condomínio com muito carinho, pois quanto mais cuidarmos de onde a gente mora mais vamos dar auto-estima a nós mesmos, sem esperar que outros a dêem – aconselhou Cabral.

Depois de descerrar a placa de inauguração dos blocos, o governador e a viúva de Márcio Moreira Alves, Madalena Diegues Moreira Alves, entregaram as chaves de um apartamento que fica no bloco com o nome do jornalista para dona Ercília Arcanjo da Silva; o ministro das Cidades, Márcio Fortes e a irmã de Tim Lopes, Tânia Lopes, entregam as chaves para dona Helena de Andrade, que vai morar no prédio Tim Lopes; e o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, fez o mesmo para dona Vanda Alves Batista que vai residir no bloco com o nome de Betinho.

Dona Ercília chorou de emoção e agradeceu o governador pela nova residência. Ela morava na Fazendinha, em condições bem inferiores às da nova casa, com muito mais infra-estrutura tanto na unidade como no entorno.

– É uma benção de Deus ter esta lugar maravilhoso. Batalhei muito na vida, trabalhei na roça, lá no Nordeste, durante muitos anos, e agora tenho dificuldades para andar por causa de tanto esforço – afirmou dona Ercília, de 74 anos, que antes morava na Fazendinha em condções bem inferiores às da nova residência.

O governador disse que o presidente Lula não pôde inaugurar os novos apartamentos, por cumprir compromissos de sua agenda em outros lugares, mas avisou que voltará ao Alemão para novas inaugurações.

– Inclusiove, o presidente vai estar no Rio na próxima terça-feira para participar do lançamento de um grande projeto educacional do nosso governo, que é o Conexão Educação, que vai distribuir o cartão inteligente para cada aluno da rede estadual de ensino, pelo qual os pais poderão acompanhar o desempenho e a presença do filho na escola. Está tudo informatizado neste cartão e por ele a Secretaria de Educação poderá executar uma série de procedimentos. Lula ainda participa de outros eventos no mesmo dia na cidade – adiantou Cabral.

O vice-governador informou que o presidente Lula também estará em novembro no Rio para entregar as novas unidades habitacionais do Alemão e também mais 416 apartamentos, um centro de geração e renda, núcleo de apoio jurídico, urbanização do Desup e um centro de referência da juventude no Complexo de Manguinhos e uma UPA e o complexo esportivo e de lazer da Rocinha.

Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Esportes e Lazer, Chiquinho da Mangueira, representando o prefeito Eduardo Paes, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Nelma de Souza Tavares, o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior, e o presidente da Faetec, Celso Pancera, o deputado federal, Edmilson Valentim, o deputado estadual Noel de Carvalho, e políticos e líderes comunitários da região, entre outros convidados.
 

Fonte: Governo do Estado RJ