Início Plantão Rio Complexo do Alemão recebe terceira unidade de Polícia Pacificadora

Complexo do Alemão recebe terceira unidade de Polícia Pacificadora

 

 

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugura nesta sexta-feira (11/5), às 10 horas, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Adeus/Baiana, que atenderá além das comunidades do morro do Adeus e do morro da Baiana, as subcomunidades do morro do Piancó, a favela do Itararé e a favela Horácio Picorele, beneficiando assim cerca de 8 mil moradores. A UPP terá um efetivo de 250 policiais e para comandar a tropa foi escolhido o capitão Vinícius de Oliveira Apolinário.

 

Esta será a terceira UPP instalada no Complexo do Alemão, que já conta com as UPPs Fazendinha e Nova Brasília, inauguradas há menos de um mês (dia 18/04). Segundo prevê o programa de pacificação da Secretaria de Estado de Segurança, os complexos do Alemão e da Penha contarão com um total de oito UPPs.

 

Participarão da inauguração o governador Sérgio Cabral; o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Costa Filho; e o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

 

O local escolhido para sediar a UPP Adeus/Baiana foi a Estação Adeus do Teleférico, que está em fase de construção. A base provisória funcionará em um contêiner na Rua Ozéas Mota, no condomínio Jardim Itaoca.

 

 

Breve perfil do comandante

O capitão Vinícius de Oliveira Apolinário, de 31 anos, está na Polícia Militar há oito anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Adeus/Baiana ele trabalhou no 39º BPM (Belford Roxo) e no 33º BPM (Angra dos Reis), onde comandou a Companhia de Mangaratiba. Trabalhou por dois anos e meio na coordenação de equipe da Operação Lei Seca e, em novembro de 2011, voltou para a Polícia Militar e se apresentou na Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Ele atuou como subcomandante das UPPs Mangueira, Santa Marta e Fazendinha, o que lhe deu vasta experiência para assumir o comando de uma UPP. O capitão Vinícius possui curso de especialização em Direitos Humanos e Direitos Internacionais, realizado pela Cruz Vermelha Internacional.

 

Fonte: Governo do Rio