
A ação de conscientização Onda Onda Limpa 3 da Comlurb promovida neste sábado, dia 17, na comuniade do Terreirão, próximo ao Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes, mobilizou os moradores e comerciantes que acompanharam a caminhada musical e incentivou a todos a fazer o descarte correto do lixo, entulho e bens inservíveis.
O gari passista Rentao Sorriso e o SuperGari fizeram grande sucesso com crianças lojistas e passantes, que a todo momento pediam para tirar fotos. Durante a semana será possível saber se as pessoas realmente entenderam a importância de manterem seu bairro limpo, o que, com certeza, melhora as condições de saúde e vida de todos.
A ação começou sexta-feira da semana passada, com uma mega operação de limpeza no canal, com oito garis, seis máquinas ceifadeiras, um caminhão basculante e um reboque, realizando a remoção e roçada da vegetação. O serviço foi acompanhado de três educadores ambientais que orientaram os moradores quanto ao acondicionamento correto do lixo e os dias e horários de limpeza na região.
No entanto, mesmo com a coleta diária e grandes operações remoção do lixo acumulado no canal, são cinco toneladas semanais só do lixo de maré acumulado nas ecobarreiras do Canal das Taxas. A Comlurb tem observado que o despejo irregular nas proximidades do canal está piorando a situação. Mensalmente, a Companhia vem realizando, junto à Associação de Moradores, uma campanha de orientação visando conscientizar os moradores.
Preocupados com esse fato, que degrada ainda mais as águas do canal, a Companhia, com a presença carismática do gari Renato Sorriso, do grupo Chegando de Surpresa e do personagem Super Gari, encerrou a ação de intensificação da limpeza e orientações com o “Onda Limpa”, que leva música com mensagens de alerta aos moradores da região, percorrendo a Rua da Chegada, Rua do Arquiteto e as avenidas Gilka Machado e Guiomar Novais.
A Comlurb conta com a colaboração de todos para manter limpo o Canal das Taxas. Afinal, a gerência local disponibiliza 18 garis pra atender a área, minitratores, basculantes e caminhão de coleta. Basta colaborar com o horário de coleta, colocar os bens inservíveis e entulho também em dias e horários especificados e divulgados, ou levar o entulho até o posto de coleta com compacteiner e caixas especiais para receber entulhos criado pela Companhia, localizado na esquina da Avenida Guiomar Novais com a Rua Leão Eliachar.
Fonte: Prefeitura do Rio